Vamos Comemorar

Hoje é Dia da Informática e também...

547.V

Calendarr

Dia da Informática

O Dia da Informática é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços, benefícios e facilidades para o cotidiano das pessoas: a informática!

Através de programas, softwares ou por intermédio da própria internet, a informática se transformou ao longo dos anos numa ferramenta essencial para as tarefas básicas e avançadas de qualquer empresa e da vida rotineira.

Origem do Dia da Informática
O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi nesta data, em 1946, que surgiu o ENIAC, o aparelho que seria o antecessor dos atuais computadores.

A sigla ENIAC quer dizer Electrical Numerical Integrator and Computer. Esse aparelho é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Os responsáveis pelo desenvolvimento de tal dispositivo foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

O objetivo do ENIAC era de processar cálculos e com ele era possível realizar 5 mil operações por segundo.

Tal apetrecho foi resultado de pesquisas americanas para o aprimoramento de tecnologia bélica.

Dessa forma, o aparelho foi utilizado na Segunda Guerra e na Guerra Fria, sendo curioso e contraditório que o desenvolvimento de uma engenharia para uma causa nada nobre, hoje seja tão útil na vida das pessoas.

Dia dos Solteiros

O Dia do Solteiro é comemorado anualmente em 15 de agosto.

A origem da data é desconhecida, mas já que existe o Dia dos Namorados, alguém achou que seria interessante existir uma data destinada para as pessoas que não têm um parceiro ou parceira na vida amorosa.

No Dia dos Solteiros, uma boa sugestão é que as pessoas que não são casadas, noivas ou comprometidas aproveitem para organizar festas e atividades a fim de celebrarem sua liberdade e amor próprio.

Afinal, o fato de estar solteiro(a) não é motivo para desesperança. Muitas vezes é quando não estamos em relacionamentos amorosos que podemos enxergar nossas prioridades e produzir mudanças profundas e positivas em nossas vidas.

Dia de São Tarcísio

O Dia de São Tarcísio é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data é celebrada pela comunidade cristã católica, que homenageia o santo considerado padroeiro dos coroinhas e acólitos – auxiliares dos padres, bispos ou diáconos.

História de São Tarcísio
De acordo com os relatos católicos, Tarcísio era um jovem de 12 anos, acólito do Papa Xisto II e que teria sacrificado a sua vida para cumprir uma santa missão: entregar hóstias sagradas aos cristãos presos.

Naquela época, os cristãos romanos sofriam perseguição do imperador Valeriano, sendo capturados, martirizados e presos enquanto esperavam a hora da morte.

Os cristãos desejavam muito receber o “Corpo de Cristo” enquanto passavam por toda essa tortura, mas eram proibidos pelos guardas de fazer qualquer pratica cristã na prisão.

Tarcísio teria convencido o Papa Xisto II que ele seria capaz de levar as hóstias aos prisioneiros.

No entanto, enquanto se dirigia à prisão, foi interceptado por um grupo de crianças que, descobrindo ser ele portador de um objeto cristão, espancaram-no até a morte.

Tarcísio, mesmo apanhando e sofrendo com as dores, não largou o “Corpo de Cristo” em nenhum momento.

Seu corpo foi recolhido por um soldado romano que era simpatizante dos cristãos, que o levou até às catacumbas para ser sepultado, e finalizou a missão do jovem levando as hóstias aos cristãos presos.

Atualmente, o corpo de São Tarcísio está na Basílica de São Silvestre, em Roma.

Dia da Assunção de Nossa Senhora

O Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data católica celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.

De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, alguns tratados utilizam a expressão "dormição de Maria".

Feriados e comemorações

No Brasil, o dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado municipal na cidade de Fortaleza, pelo fato de ser considerada a padroeira da capital cearense. Para saber sobre esse feriado, leia: Aniversário de Fortaleza.

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também aderiu ao feriado municipal de Nossa Senhora da Assunção através da Lei nº 1.327, de 08/02/67.

Também conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia, no Brasil é a padroeira de outras cidades, como: Jales, em São Paulo; Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul; Cabo Frio, no Rio de Janeiro; e Oeiras, no Pará.

Nesta data, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades.

Diferença entre "assunção" e "ascensão"
Existe muita confusão sobre o uso correto do termo “assunção” e “ascensão” para se referir à ida de Nossa Senhora ao Paraíso.

Segundo a teologia católica, Maria só poderia ter acesso aos Céus de corpo e alma, depois da morte e ressurreição de Cristo. Afinal, esta não poderia ter a liberdade de aceder ao Paraíso por seu próprio poder, como fez Jesus Cristo. Afinal, Maria não era uma deusa, apenas uma criatura.

Por isso que, de acordo com alguns teólogos, existe a Ascensão de Nosso Senhor (se referindo a Cristo) e a Assunção de Nossa Senhora (em referência à Maria, mãe de Jesus).

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Aulas

Outras notícias...