Hoje é dia

Hoje é Dia de São Bernardo e...

440.V

Calendarr

Dia de São Bernardo

O Dia de São Bernardo é comemorado anualmente em 20 de agosto.

Esta data homenageia uma das personalidades de grande destaque para a igreja católica, sendo um grande construtor e influenciador da fé cristã em sua época: Bernardo de Claraval.

São Bernardo de Claraval é considerado o segundo fundador do Mosteiro da Ordem de Cister, abade do Mosteiro de Claraval e consagrado Doutor da Igreja, pelo papa Pio VIII.

Esse santo foi bastante influente em seu tempo, sendo conselheiro de muitos reis, nobres e papas.

Também foi autor de importantes textos religiosos, vivos ainda hoje nas orações católicas, como “Tratado de Amor de Deus” e “O Cântico dos Cânticos”.

São Bernardo morreu em 20 de agosto de 1153, sendo escolhido este dia para comemorar suas ações.

Dia do Maçom

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado dia 20 de Agosto.

Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos.

Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta "sociedade secreta" teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil.

Origem do Dia dos Maçons
De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, era também um jornalista e político liberal, portanto, tinha influência na sociedade da época.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.

Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias