Natação

Com foco no Rio 2016, Alessandra Marchioro integra equipe do COES

703.V

Everton Nunes
Alessandra Marchioro é o novo reforço da equipe de natação do COES

Alessandra Marchioro é o novo reforço da equipe de natação do COES

Nas piscinas capixabas, Alessandra mira aprimoramento técnico para voar nos 50m

Conhecida como uma das principais velocistas das piscinas brasileiras, ocupando o segundo lugar no país, Alessandra Marchioro é a nova integrante da equipe de alto rendimento do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES). Uma das principais esperanças brasileiras para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a atleta vem para o Estado treinar com o técnico do COES Arilson Silva com o objetivo de melhorar seu desempenho e chegar mais competitiva ao Rio de Janeiro.

Com mais de 500 medalhas em casa, a atleta nada desde os 11 anos e tenta baixar o tempo para garantir a vaga para as Olimpíadas. Tudo para superar Londres, em 2012, quando ficou de fora por não ter alcançado o índice olímpico por 16 centésimos de segundo nos 50m. “Vim buscar cada vez mais minha evolução. Quero baixar meu tempo para 2016 e conquistar a vaga. Acredito que com o treinamento individualizado que terei aqui isso ficará ainda mais próximo de acontecer”, ressaltou Alessandra.

Arilson Silva destaca que a vinda da Alessandra será um importante desafio. “Já estava na minha hora de retomar o desafio de treinar a natação feminina buscando resultados de alta expressão internacional. A vinda da Alessandra, nadadora de ótimo histórico competitivo e incrível potencial técnico, era a oportunidade que estava aguardando desde a seletiva olímpica brasileira em 2012. A preparação de mulheres atletas exige uma atenção especial em suas particularidades individuais do gênero e, como nosso modelo de treinamento prima por individualização monitorada, acredito que temos tudo para seguirmos numa excelente parceria e realizarmos um trabalho de altíssimo nível até Rio 2016”, ressaltou o técnico.

A atleta já viajou com o técnico Arilson para o Mare Nostrum e o Mundial Militar, ambos na Europa, onde conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100m livre feminino. A próxima competição, que acontece nos dias 4 e 5 de julho, será o Aberto da França, na cidade de Vichy. Um treinamento na Suíça também será realizado junto à equipe de alto rendimento do COES, composta ainda pelos nadadores João Luiz Gomes Junior, Raphael Rodrigues e Ernesto Acuña.

Alessandra Marchioro também está no grupo que vai para o Pan Pacífico na Austrália no final de agosto. A nadadora ganhou a vaga na prova dos 50m livre onde disputará uma boa colocação. Somente após a disputa do Troféu José Finkel, em setembro, é que a nadadora faz a mudança definitiva para Vitória. A atleta continuará nadando pelo Clube Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, mas as piscinas capixabas é que serão sua nova casa.

COES
O Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), projeto realizado por meio de um convênio entre o Ministério do Esporte e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Estado, conta com o sistema esportivo eficiente, infraestrutura adequada, corpo técnico multidisciplinar e gestão qualificada, com expertise no desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

Lançado em janeiro de 2013, o COES integrará a Rede Nacional de Treinamento que o governo federal está estruturando em todo o país como parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

www.brasil2016.gov.br
COES

Mais...

Buscas

Todas as notícias