Vamos Comemorar

Hoje é Dia do Engenheiro Químico e...

149.V

Calendarr

Dia do Engenheiro Químico

O Dia do Engenheiro Químico é comemorado em 20 de setembro.

Esta data tem como intuito homenagear os profissionais que possuem a função de trabalhar nas indústrias químicas.

Essas pessoas desenvolvem produtos e realizam processos químicos que podem ser usados em escala industrial.

Os engenheiros químicos desenvolvem produtos, mas além disso, supervisionam e projetam as peças, artigos, artefatos e materiais que são feitos com substâncias extraídas a partir de derivados, como o petróleo, minérios, metais, sintéticos e produtos alimentares.

Alguns dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia são associados com o trabalho desenvolvido pelos engenheiros químicos, destacam-se: plásticos, combustíveis, construção civil, agricultura, limpeza doméstica, medicamentos, refrigerantes, fibras, cosméticos, embalagens, fertilizantes, tecidos, entre outros.

A atuação de profissional ainda permite que se trabalhe na área de pesquisa, universidades, empresas e também prestando consultorias em órgãos e instituições que realizam a regulação ambiental.

A profissão de Engenheiro Químico é legalizada no Brasil através da Lei Federal nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

Símbolo da Engenharia Química
O símbolo que representa essa atividade é composto por vários elementos que fazem referência à indústria e aos processos químicos com diversas substâncias.

Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho)

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o "Decênio Heroico".

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR
  • Aulas

Outras notícias...