Goalball

Goalball já tem seis equipes classificadas para os Jogos Paralímpicos

2415.V

Campeonato Mundial de Goalball
Seleção feminina dos Estados Unidos derrotou a Rússia na decisão em Espoo, na Finlândia

Seleção feminina dos Estados Unidos derrotou a Rússia na decisão em Espoo, na Finlândia

Goalball já tem seis equipes classificadas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Finlândia, Estados Unidos e Lituânia, no masculino, e Estados Unidos, Rússia e Turquia, no feminino, garantiram vaga durante o campeonato mundial do esporte

Seis seleções de goalball garantiram neste sábado (05) classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Finlândia, Estados Unidos e Lituânia, no masculino, e Estados Unidos, Rússia e Turquia, no feminino, conquistaram as seis vagas que estavam em jogo durante o campeonato mundial do esporte, realizado na cidade finlandesa de Espoo. O Brasil, campeão no masculino e quinto colocado no feminino, já tinha vaga garantida nos Jogos Rio 2016 como país-sede.
No masculino, o Brasil garantiu o título inédito derrotando a Finlândia, atual campeã Paralímpica e dona da casa, por impressionantes 9-1. Na decisão de terceiro lugar, os Estados Unidos fizeram 4-2 na então campeã mundial Lituânia, mas os dois países já tinham garantido suas vez nos Jogos Rio 2016, em razão da presença brasileira na final.
É um feito muito importante para o nosso time, pois foi um caminho longo até aqui. Não disputamos os Jogos de Londres e foi muito difícil absover isso. Era nossa primeira oportunidade de garantir a vaga nos Jogos Paralímpicos e nós conseguimos. Agora somos um dos melhores times do mundo, teremos a chance de ir ao principal cenário do mundo e provar isso, comemorou o norte-americano Joseph Hamilton, após a vitória na diputa pelo bronze.
No feminino, a seleção norte-americana foi ainda mais longe e conquistou o ouro, vencendo a Rússia por 3-0 na final. A terceira e última vaga ficou com a Turquia, que superou o atual campeão Paralímpico Japão também por 3-0, na disputa pelo bronze.
"Vivemos um pesadelo na semifinal contra a Rússia e, ainda que nosso principal objetivo fosse a vaga nos Jogos do Rio, recuperar o foco foi um desafio. As japonesas são muito fortes na defesa, mas mostramos que a nossa é ainda melhor. Estamos muito felizes por termos garantido a classificação para os Jogos Paralímpicos e já estamos pensando na competição", disse Eren Yilbrim, assistente técnico turco.
O campeonato mundial foi a primeira oportunidade de classificação do goalball para os Jogos Rio 2016. Em 2015, serão realizados quatro classificatórios continentais, cada um dando vaga a uma seleção masculina e uma feminina, e um torneio mundial, que apontará duas equipes em cada gênero classificadas para os primeiros Jogos da América do Sul.
O voleibol sentado foi o primeiro esporte a classificar equipes para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Há duas semanas, Bósnia e Herzegovina e Irã, no masculino, e China e Estados Unidos, entre as mulheres, conquistaram suas vagas durante o mundial do esporte.
Depois do goalball, será a vez do tiro esportivo classificar atletas para os Jogos Paralímpicos. De 17 e 26 de julho, o campeonato mundial do esporte, em Suhl, na Alemanha, colocará em jogo 63 vagas para a competição.
Nos Jogos Olímpicos, as primeiras vagas serão conhecidas no hipismo, após a realização dos Jogos Equestres Mundiais, de 27 de agosto a 07 de setembro, na França. Quinze equipes garantirão vaga em uma das três disciplinas do esporte. (Confira a tabela das classificações para os Jogos Rio 2016)

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias