Goalball

Brasil conquista inédito título Mundial com show

47.V

Divulgação CBDV
Brasil comemora o título no pódio.

Brasil comemora o título no pódio.

Brasil conquista inédito título Mundial com show sobre os donos da casa

Espoo/Finlândia

Fantástico, esplendoroso, incrível e fascinante. Esse foi o Brasil que disputou o Campeonato Mundial de Goalball IBSA 2014, em Espoo, na Finlândia, e vai voltar com o troféu de campeão invicto dentro da bagagem. A vitória veio com um show brasileiro para cima dos donos da casa pelo placar de 9 a 1. Uma conquista inédita que veio com o um gosto mais que especial, dando o troco nos finlandeses, que levaram a melhor nas Paralimpíadas de Londres-2012.

A campanha brasileira para chegar ao título realmente foi digna de aplausos de todas as partes. A cada lance dos campeões os técnicos rivais esboçavam reações de admiração, o que comprova a grande evolução do esporte no país, principalmente pelo trabalho realizado pela comissão técnica.

- Concretização de um trabalho. Como eu falei são seis meses de trabalho intenso, esses atletas merecem demais. Eles abraçaram a causa de se tornar uma potência mundial e viraram mesmo. Hoje a gente tem uma máquina em quadra. Os times não conseguem fazer gol na a gente, enquanto nós fazemos de tudo quanto é jeito. Deixamos bem claro para o mundo que estamos alguns passos na frente – comemorou o técnico Alessandro Tosim.

O treinador brasileiro considerou predominante o suporte que teve para poder desenvolver o trabalho. O Goalball brasileiro conta com o patrocínio da Caixa Loterias, o que para Alessandro esta parceria pode render outras conquistas para o Brasil.

- Fazer um agradecimento à CBDV e a Loterias Caixa que nos proporcionou nesse semestre a fazer todo esse trabalho desenvolvido. Se a gente quer um trabalho de qualidade temos que ter esse patrocinador. Depois que conquistamos a medalha de prata em Londres (Paralimpíadas 2012) e a Caixa Loterias passou a ser a nossa patrocinadora oficial pode ver a evolução, de vice-campeão paralímpico e agora medalha de ouro no Campeonato Mundial. Eles com a gente mais resultados virão – prospera o treinador campeão.

- Em todas as gerações que eu passei a gente veio num crescimento. Desde a Paralimpíada de 2008 (Pequim), a primeira do Goalball masculino, a seleção trocou comissão e muitos atletas, e o grupo foi se fortalecendo de uma maneira espetacular – disse capitão da equipe Alex Celente.

Outro que não poupou palavras para elogiar o desempenho dos melhores do mundo foi o presidente da CBDV Sandro Laina Soares, que também questão de agradecer a todos os parceiros envolvidos neste processo.

- Simplesmente incrível o que estes meninos fizeram na Finlândia. Emocionaram a todos nós que estamos aqui e a milhares de amantes da modalidade pelo Brasil afora. Quando você anda pela arena e é cumprimentado por todos os países, sem exceção, é que você vê a dimensão do feito deles. E nada disso seria possível sem o esforço de cada um deles e principalmente sem o apoio da Caixa Loterias, do Ministério do Esporte e do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) – vibrou o dirigente.

Além do troféu de campeão o Brasil teve os dois principais artilheiros da competição. Leomon foi o grande goleador com incríveis 50 gols, e logo depois, Romário aparece com 30 ao lado de Jan Bozek da República Tcheca.

Confira a campanha vitoriosa do Brasil.

Primeira Fase Brasil 7 x 3 Bélgica
Primeira Fase Brasil 14 x 6 China
Primeira Fase Brasil 12 x 2 Egito
Primeira Fase Brasil 8 x 1 Japão
Primeira Fase Brasil 4 x 4 Turquia
Primeira Fase Brasil 11 x 6 Canadá
Primeira Fase Brasil 11 x 5 Lituânia
Quartas de Final Brasil 11 x 8 Irã
Semifinal Brasil 14 x 4 Lituânia
Final Brasil 9 x 1 Finlândia

www.cbdv.org.br
Tadeu Casqueira

Mais...

Buscas

Todas as notícias