Aula gratuita

CPB lança quinta aula gratuita do Movimente-se e reforça importância de atividades físicas na pandemia

193.V

CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lança nesta segunda-feira, 29, a quinta aula do projeto Movimente-se, que oferece aulas gratuitas de atividades físicas voltadas exclusivamente a pessoas com deficiência. Os exercícios, que podem ser acompanhados pelo site do Movimento Paralímpico, têm contribuído para este público obter ganhos significativos durante o período da pandemia.

A atividade física, para pessoas com deficiência, já é utilizada no tratamento de muitas dores crônicas de lesões neurológicas, paralisia cerebral e lesão medular. Mas o esporte também pode oferecer avanços no aspecto social, como sociabilidade com outros grupos, e ganhos em fatores emocionais, como a autoconfiança e a autoestima, tornando os deficientes mais independentes no dia a dia.

Atua ainda na evolução das limitações das próprias deficiências em relação a movimento, equilíbrio, força, além de contribuir com o aumento da mobilidade e da redução da fadiga na locomoção e do risco de queda, por exemplo. Ajuda até na prevenção de deficiências secundárias.

"Cerca de 60% da população deficiente é sedentária, índice muito maior do que a média da população brasileira e mundial, que fica entre 45% e 50%. Isso acontece porque, em boa parte, as próprias pessoas com deficiência sentem-se incapazes de realizar os exercícios físicos e são mais resistentes à prática esportiva. Por isso, projetos como o Movimente-se têm uma importância que vai além da melhora na qualidade de vida desta população", alerta o médico-chefe do CPB, Hésojy Gley.

O programa tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

Todo o conteúdo do Movimente-se é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

Nesta quinta aula, os atletas que demonstram os movimentos são a sul-matogrossense Gabriela Mendonça (classe T12), o carioca Washington Assis (T47), o paulista Christian Gabriel (T37), todos do atletismo, e o gaúcho Roberto Alcalde (S6), da natação.

Na última semana, o CPB anunciou parceria com o "Be My Eyes", um aplicativo de origem dinamarquesa, que promove assistência de vídeo em tempo real para pessoas cegas ou com baixa visão. Para fazer contato direto com Be My Eyes, o e-mail é: community@bemyeyes.com. Já o Movimente-se também dispõe de assistência por e-mail: movimentese@cpb.org.br.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

O atleta Roberto Alcalde é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...

Outras notícias...