Rumo a Tóquio

CPB e eMuseu do Esporte lançam galeria 3D

205.V

Reprodução

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com o eMuseu do Esporte, realizará o lançamento da galeria 3D “Rumo a Tóquio” na próxima segunda-feira, 21, data que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento virtual será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube do eMuseu, a partir das 11h.

A exposição gratuita vai contemplar competições e grandes conquistas dos atletas brasileiros desde os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A mostra virtual estará totalmente acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva, com audiodescrição e Libras. A curadoria do material foi realizada pela fotógrafa do CPB, Alessandra Cabral. Acesse aqui o eMuseu.

O evento contará com a participação de grandes nomes do esporte paralímpico recente. Daniel Dias, referência da natação brasileira paralímpica, com 24 medalhas em três edições dos Jogos, sendo 14 de ouro, Yohansson Nascimento, ouro nos 200m rasos em Londres 2012, além de três pratas e dois bronzes, o nadador Phelipe Rodrigues, com cinco pratas e dois bronzes em Jogos Paralímpicos, Edênia Garcia, tetracampeã mundial nos 50m costas e com duas pratas e um bronze nos Jogos, e Rayane Soares, campeã e vice-campeã mundial de atletismo, estarão entre os presentes.

O evento terá, ainda, duas apresentações artísticas: dança sobre cadeiras de roda, de uma academia filiada à Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas, e uma apresentação do músico Johnatha Bastos, guitarrista que toca com os pés e que fez uma apresentação na cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016.

“A sensação de ver meu nome retratado na galeria do Comitê Paralímpico Brasileiro é incrível. Tenho uma carreira que vem sendo construída há anos, e é muito gratificante receber esse reconhecimento e poder ajudar o movimento”, comemora Daniel Dias. “O esporte me mostrou do que somos capazes, me mostrou que não devo colocar limites na minha vida. Não importa se tenho braços ou não, isso não me define. O que me define é o que tenho dentro de mim. E o que tenho dentro de mim é uma força muito grande”, completa.

Criado para eternizar a memória do esporte e seus atletas, o eMuseu proporciona uma experiência inovadora ao oferecer, de forma gratuita, um passeio imersivo em plataforma 3D. Na galeria do Comitê Paralímpico Brasileiro, os visitantes terão à disposição conteúdos inteiramente acessíveis, tanto em libras quanto em audiodescrição. Para que a história dos ídolos paralímpicos seja conhecida também no exterior, o acervo estará disponível em inglês.

Com patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio – por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual –, o eMuseu do Esporte é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

Os atletas Phelipe Rodrigues, Rayane Soares e Yohansson Nascimento são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...