Saúde

Conheça a importância da suplementação da vitamina A

971.V

Divulgação/Senado
Falta de Vitamina A pode desenvolver sinais clínicos de deficiência ocular

Falta de Vitamina A pode desenvolver sinais clínicos de deficiência ocular

Alimentação balanceada

Deficiência da vitamina provoca sérios problemas à saúde da criança, como ressecamento da pele conjuntiva e da córnea ocular

A vitamina A tem diferentes funções no organismo humano, atuando, por exemplo, na visão e na produção de tecidos. Mas o corpo não produz essa vitamina, que pode ser encontradas em alimentos como, fígado bovino, leite, verduras, frutas e legumes amarelos. Por isso, o Ministério da Saúde oferece suplementação de vitamina A para crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos, conforme explica a nutricionista da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante.

"A suplementação é iniciada aos seis meses de idade e, a cada seis meses, ela volta à unidade básica de saúde para tomar outra cápsula de vitamina A. Então, de seis em seis meses, ela está protegida e com aporte adequado de vitamina A. Dos seis meses aos 59 meses, ela tomaria aí nove cápsulas de vitamina A porque a cada seis meses ela deve retornar à unidade básica de saúde", explica a nutricionista.

Ainda de acordo com ela, a deficiência de vitamina A provoca sérios problemas à saúde da criança. "Podem desenvolver sinais clínicos de deficiência ocular, pessoas que têm uma deficiência instalada. Pode ocorrer, por exemplo, ressecamento da pele conjuntiva e da córnea ocular. Crianças suplementadas com vitamina A têm melhor resposta a doenças e, por isso, também tem dados que mostram que crianças que recebem suplementação de vitamina A têm menor risco de mortalidade, principalmente a mortalidade causada pela diarreia", afirma Cavalcante.

A servidora pública Simone Costa conta que o filho recebeu a vitamina A durante uma consulta de rotina. "A profissional de saúde me perguntou se eu gostaria que ele recebesse a vitamina A, eu aceitei e ele tomou a vitamina na unidade mesmo e ele tomou sem problema e não teve intercorrência alguma posterior", conta a servidora.

Em 2013, mais de três milhões e setecentas mil crianças foram suplementadas com vitamina A em mais de 2.500 municípios.

www.brasil.gov.br
Blog da Saúde

Mais...

Buscas

Todas as notícias