Judô

Sorteadas as chaves do Campeonato Brasileiro sub 15

4023.V

Na noite desta sexta-feira, oito de agosto, foi realizado o sorteio das chaves do Campeonato Brasileiro sub 15, que será realizado neste sábado e domingo, 09 e 10 de agosto, no Ginásio da Policia Militar do Estado do Amapá, a partir das 9h da manhã. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, o presidente da Federação Mato-grossense de Judô, Fernando Moimaz e o presidente da Federação Paranaense de Judô, Eduardo Pinho. As súmulas estão disponíveis ao fim desta matéria.
Das 27 federações, a gestão da CBJ já conseguiu levar eventos à 24 - falta apenas Roraima, Acre e Tocantins. Esta será a primeira vez que o Amapá recebe uma competição de âmbito nacional. Paulo Wanderley Teixeira agradeceu o empenho das federações, técnico e atletas na realização e participação no Campeonato Brasileiro sub 15.
“As federações estão buscando implementar e seguir as diretrizes da Confederação Brasileira de Judô em cada evento que realizam. Eu fico muito feliz de ver esse trabalho que é feito em equipe dando certo”, declarou o presidente da CBJ. “Eu agradeço a presença de cada um nessa competição, apesar de todas as dificuldades que enfrentaram para estar aqui”, completou.
Saulo Amaral também não esconde a satisfação de realizar o evento. “A realização do Brasileiro aqui é a prova de que o judô brasileiro reconhece o trabalho que o Estado tem feito dentro do esporte, não só no Estado como Brasil a fora – bons resultados e maior número de atletas participando de eventos nacionais”, disse o vice-presidente e diretor técnico da Federação Amapaense. “Além disso, é um desafio muito grande para nós receber o Brasil inteiro para esse evento, mas nossa expectativa é boa. Esperamos que o ginásio esteja cheio nesse final de semana e que possamos conquistar muitas medalhas”, finalizou.
Estão confirmados no campeonato 260 atletas, sendo 145 no masculino e 115 no feminino, de 26 federações. As categorias mais cheias são a meio médio (53kg) no masculino, com 20 atletas, e a leve (48kg) no feminino, com 19 atletas. Amanhã, entram nos tatames os jovens atletas das categorias super ligeiro (36kg), ligeiro (40kg), meio leve (44kg), leve (48kg), meio médio (53kg) e médio (58kg), masculino e feminino. Enquanto no domingo, segundo e último dia de competição, lutam o meio pesado (64kg) e pesado (+64kg).
O gestor de eventos da CBJ destacou a importância do evento para o judô nacional, atletas, clubes e federações. “Muitas crianças entram no judô, começam a treinar, mas não têm a oportunidade de fazer uma aferição do seu desenvolvimento. Nós não temos como saber se esses atletas vão se destacar no futuro, mas com certeza eles estão tendo a oportunidade de evoluir”, avaliou.
Apesar da pouca idade, alguns atletas participaram da última edição do torneio, em 2013, conquistaram medalhas e este ano também marcam presença. São eles: Diego Ismael da Cruz (36kg/RJ), Leandro Baena (36kg/PA), Adilson Teixeira (40kg/BA), Jonas Ribeiro (48kg/TO), Giovanni Mangini (64kg/PR), Elenilda da Silva Pereira (40kg/PI), Marina Kawazoe (40kg/PR), Maria Santos (48kg/SC), Georgia Silva (48kg/PE), Nicole Franzoi (53kg/RS), Ramoni Toledo (64kg/MG) e Luiza Cruz (+64kg/RJ).

www.cbj.com.br
Assessoria de Imprensa?CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias