Judô

Honra foi o tema escolhido pela FIJ para celebração do Dia Mundial do

104.V

Honra foi o tema escolhido pela FIJ para celebração do Dia Mundial do Judô

No próximo dia 28 de outubro será comemorado o Dia Mundial do Judô. Com o tema “Honra”, a Federação Internacional de Judô (FIJ) irá realizar sua 40° edição da celebração anual em comemoração à data. O tema foi decidido depois de uma votação na página da entidade no facebook, que tem cerca de 491 mil fãs. Os temas dos últimos três anos foram Perseverança (em 2013), Judô Para Todos (em 2012) e Respeito (em 2011).

Dedicado a treinadores, fãs, judocas e todos que tem uma paixão por um dos esportes mais praticados no mundo, o Dia Mundial do Judô é comemorado todos os anos na mesma data do aniversário de Jigoro Kano, o fundador do judô.

Com mais de 20 milhões de pessoas praticando o esporte por todo mundo diariamente, a FIJ conta com 200 confederações e cinco uniões continentais. O Dia Mundial do Judô é o mostruário de valores do esporte. Além disso, a modalidade é uma ferramenta educacional que pode ajudar às pessoas a viverem juntas e a respeitarem umas às outras. "Nosso objetivo é aumentar o número de praticantes pelo mundo e ajudar a mudar a vida das pessoas com a força do judô", divulga o site da FIJ.
O presidente da FIJ, Marius Vizer, fez um pedido nesse dia tão importante. “Queridos judocas e amantes do judô, aproveitando a ocasião do Dia Mundial do Judô, eu peço que todos os judocas e toda comunidade do judô siga, defenda e promova o espirito e os valores olímpicos que também são os valores do judô. Eu peço por harmonia e solidariedade e que através da energia e do espírito do judô ajude nossa comunidade a construir um mundo melhor”.
O brasileiro Leandro Guilheiro, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008, definiu o tema do Dia Mundial do Judô deste ano. “Honra significa caráter, respeito e integridade”, disse Guilheiro. “No judô, esses substantivos são mais que palavras, porque honra é a base em que o judô foi construído”, completou.

O primeiro medalhista olímpico americano, Jim Bregman, que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964, também destacou o significado de honra. “Para mim, a honra significa mostrar respeito e admiração ao nosso semelhante, ao planeta e ao universo”, disse aos 72 anos de idade.

www.cbj.com.br
Assessoria de Imprensa/CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias