Hipismo

Brasil disputa a final da Copa das Nações a partir desta quinta (9)

32.V

Divulgação/Brasil 2016
Equipe do Brasil que conquistou a prata na final da Copa das Nações de 2013

Equipe do Brasil que conquistou a prata na final da Copa das Nações de 2013

Hipismo

Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, Pedro Veniss e Marlon Zanotelli buscam o título inédito em Barcelona

Os principais cavaleiros e amazonas do mundo estarão em ação a partir desta quinta-feira (9) para a disputa da grande final da Copa das Nações 2014, em Barcelona. O CSIO5*-NC Final reunirá 18 equipes de países dos seis continentes e será decidido em três provas. O torneio por equipes, principal da temporada, distribuirá 1,5 milhão de euros em premiação.

A primeira classificatória, nesta quinta (9), definirá os oito finalistas que voltam às pistas no sábado (11) em busca do título. As outras 10 equipes que ficarem pelo caminho disputam na sexta-feira a Challenge Cup.

O time brasileiro será formado pelo campeão olímpico Rodrigo Pessoa/Status, Pedro Veniss/ Quabri de L Isle, Marlon Zanotelli / Ad Clouwni e Doda Miranda / AD Rahmannshof's Bogeno, mesma equipe que disputou os Jogos Equestres Mundiais, no mês passado, e ficou a 0.23 pontos da medalha de bronze. A gaúcha Karina Johannpeter com Dante de Joter ou Ruswill será a reserva.

"Trata-se de uma competição muito difícil, com grandes equipes, mas temos um time para brigar pela medalha de ouro. Se repetirmos o desempenho do Mundial, certamente teremos condições de sair com a vitória. Os cavaleiros estão com confiança e isso é fundamental", disse o técnico Jean-Maurice Bonneau, lembrando a quinta colocação do Brasil nos Jogos Equestres da Normandia em que o pódio escapou por muito pouco.

Sul-Americano
Enquanto os principais cavaleiros de Salto do Brasil competem em Barcelona, a equipe nacional de Concurso Completo de Equitação (CCE), sob orientação do técnico neozelandês Mark Todd, intensifica os treinos para o Campeonato Sul-Americano da categoria.

A competição acontece entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro em Barretos, e vale vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) sob chancela da Federação Equestre Internacional (FEI) terá participação de equipes de Argentina, Chile e Uruguai. O Brasil será representado por dez conjuntos - uma equipe de quatro e outros seis conjuntos participando no individual.

Para complementar a preparação da equipe nacional que disputará o Sul-Americano, a CBH promove entre os dias 10 e 12 de outubro uma nova sessão de treinamentos de adestramento com a amazona e treinadora britânica Anna Ross Davies.

Desde o início de 2013 acompanhando os brasileiros, Anna Davies contribuiu para evolução dos conjuntos do País na modalidade em competições internacionais. Nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, no fim de agosto, a equipe do Brasil terminou em sétimo lugar, o melhor resultado na história na competição, superando países com tradição no esporte como Nova Zelândia, Estados Unidos e Bélgica.

O treinamento acontecerá no Haras Horse Cross, em Barretos, e será reservado aos cavaleiros pré-nomeados para o Campeonato Sul-Americano: Andre Parro, Guega Fofanoff, Henrique Pinheiro, Jeferson Sgnaolin, Luis Silveira, Marcio Appel e Marcio Jorge. A próxima prova do Campeonato CBH de CCE acontecerá em Colina (SP) nos dias 18 e 19 de outubro e será o último evento da modalidade antes do Campeonato Sul-Americano.

www.brasil.gov.br
Brasil 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias