Saúde

Ingerir fontes de cálcio é essencial para fortalecer os ossos

1045.V

Divulgação/Blog da Saúde
Além de vegetais, o cálcio também está presente em alimentos lácteos, como leite, iogurte natural e queijos

Além de vegetais, o cálcio também está presente em alimentos lácteos, como leite, iogurte natural e queijos

Alimentação balanceada

Crianças, adolescentes e gestantes possuem maior necessidade de ingestão diária de cálcio. Saiba quais alimentos oferecem o mineral

O cálcio, mineral que é fonte de manutenção das células do organismo, é responsável por dar resistência e força aos ossos. Para obter a quantidade necessária de cálcio, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que as pessoas consumam o mineral diariamente.

A nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Fernanda Rauber, explica a necessidade: "De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as recomendações de cálcio podem variar de 300 a 400 miligramas por dia, nos primeiros meses de vida, a 1.300 miligramas por dia na adolescência, por exemplo."

A aposentada Jocélia Nogueira passou grande parte da vida sem ingerir nenhuma fonte de cálcio. Mas ela conta que mudou o hábito depois que foi alertada sobre os riscos da falta de cálcio no organismo, como o desenvolvimento de osteoporose. "Laticínios, vegetais com folha verde escura como o brócolis, por exemplo, e couve, várias coisas assim contém cálcio. Quanto mais a pessoa se prevenir enquanto são jovens ainda, enquanto estão na meia idade, para depois não sofrerem mais tarde”, alerta.

Segundo a nutricionista do Ministério da Saúde, Fernanda Rauber, Dona Jocélia fez bem em passar a ingerir laticínios e vegetais de folha escura. "O cálcio está presente em alimentos lácteos, como leite, iogurte natural e queijos. Mas também em outros alimentos, como as hortaliças verde escuro, como couve, espinafre, agrião e acelga. As castanhas, o gergelim e algumas frutas, como por exemplo o açaí, também possuem boas quantidades de cálcio."

www.brasil.gov.br
Ministério da Saúde

Mais...

Buscas

Todas as notícias