Rio 2016

Canoagem slalom, atletismo e vôlei de praia começam corrida

2557.V

Getty Images/Phil Walter
Competição na Nova Zelândia definirá primeiros classificados da canoagem slalom para os Jogos Rio 2016

Competição na Nova Zelândia definirá primeiros classificados da canoagem slalom para os Jogos Rio 2016

Canoagem slalom, atletismo e vôlei de praia começam corrida por classificação para os Jogos Rio 2016 em janeiro

No total, sete esportes Olímpicos e uma modalidade Paralímpica entram na disputa por vagas neste mês

Até o final de 2015, mais de 40% das vagas para os Jogos Rio 2016 serão definidas. Em janeiro, sete esportes Olímpicos e uma modalidade Paralímpica entram na disputa - por meio de torneios e do sistema classificatório do ranking mundial. Entre os destaques do mês, está o campeonato mundial masculino de handebol, que carimbará o passaporte do campeão para os Jogos. A canoagem slalom e o futebol também começam a preencher suas vagas para a primeira edição dos Jogos na América do Sul.

Confira abaixo os esportes que terão vagas em jogo a partir deste mês:
JOGOS OLÍMPICOS

Atletismo: os atletas das provas de 10.000m, maratona, marcha atlética, heptatlo, decatlo e revezamentos já podem, desde o dia 1º de janeiro, obter índices classificatórios para os Jogos Rio 2016. O período para obtenção das marcas vai até 11 de julho de 2016.
Canoagem slalom: o classificatório continental da Oceania será disputado em Mangahao, na Nova Zelândia, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro e concederá duas vagas no masculino (nas provas individuais de caiaque e canoa) e uma no feminino (na prova de caiaque).

Ciclismo de estrada: o ranking mundial, que leva em conta os pontos obtidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015, definirá os donos de 142 vagas masculinas na prova de estrada e de 30 vagas masculinas na prova de contrarrelógio.

Futebol: o vencedor do campeonato sul-americano sub-20 masculino, realizado no Uruguai, de 14 de janeiro a 07 de fevereiro, terá presença garantida nos Jogos Rio 2016. O vice-campeão disputará uma vaga com o terceiro colocado no classificatório das Américas do Norte e Central.

Handebol: o campeonato mundial masculino, que reunirá 24 seleções em Doha, no Qatar, entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro, classificará o campeão para a competição dos Jogos Rio 2016.

Hipismo saltos: oito vagas individuais estão em jogo por meio do ranking mundial, que contabilizará os resultados entre 1º de janeiro de 2015 e 06 de março de 2016.

Vôlei de praia: no dia 1º de janeiro foi aberta a contagem de pontos para o ranking Olímpico, que será concluída em 13 de junho de 2016 e definirá os donos de 15 vagas masculinas e 15 vagas femininas.

JOGOS PARALÍMPICOS

Atletismo: entre 1º de janeiro e 20 de junho de 2016, as equipes de revezamento podem somar pontos no ranking mundial. As oito melhores em cada prova, no masculino e no feminino, disputarão os Jogos Rio 2016.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias