Judô

Chega ao fim o maior Treinamento de Campo Internacional já realizado

38.V

Divulgação/CBJ

Chega ao fim o maior Treinamento de Campo Internacional já realizado no Brasil

Últimas delegações se despediram do Brasil no sábado, dia 7. Próximo compromisso da equipe brasileira é o Grand Prix de Dusseldorf.

O maior Treinamento de Campo Internacional já realizado no Brasil que contou com mais de 300 atletas de 13 diferentes países chegou ao fim no último sábado, dia sete de fevereiro. Durante 10 dias, os principais atletas do país das categorias sênior, júnior e juvenil tiveram a oportunidade de treinar ao lado de grandes nomes do judô mundial como Kayla Harrison, Marti Malloy, Audrey Tcheumeo, Clarisse Agbegnenou, Gevrise Emane, Kim Polling, Yarden Gerbi, Marren Kraeh e Miryam Roper no feminino; e Teddy Riner, Loic Pietri, Travis Stevens, Dex Elmont, Sven Maresch e Karl-Richard Frey no masculino.

Mas além das feras internacionais, estavam reunidos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol 10 medalhas olímpicas do Brasil. Na reunião final, o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, fez questão de colocar os oito medalhistas olímpicos presentes em posição de destaque para motivar os mais novos.

“É importante que os novos talentos que aqui estão não vejam uma medalha olímpica ou em Mundial como algo muito distante da realidade deles. Mostramos a eles que esses atletas que já fizeram história no judô brasileiro são de carne e osso e suam no treino tanto quanto eles”, disse. Entre os atletas estavam Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, com duas medalhas no currículo, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai, Rafael Silva e Sarah Menezes. Completa a lista o técnico do sub 21 masculino, Douglas Vieira, medalhista de prata nos Jogos de Los Angeles em 1984.

As delegações foram se despedindo aos poucos. Na quarta-feira, a equipe feminina da Alemanha voltou para casa. No dia seguinte, foi a vez da equipe masculina, dos Estados Unidos, da Irlanda, da Áustria, da Eslovênia, de Portugal e do Líbano. Na sexta, foram embora Holanda e Israel. França, Itália e Japão ficaram até o último dia, assim como todos os brasileiros. Os treinos foram intensos (dois períodos de duas horas por dia) e de alto nível técnico. Para o judô brasileiro, o TC foi um marco.

“Nunca conseguimos ter uma pré-temporada, acho que podemos chamar assim, no judô brasileiro. Já começávamos o ano competindo o Grand Slam de Paris porque tínhamos, normalmente, apenas uma semana de preparação. Com a mudança do calendário (o GS de Paris será disputado apenas em setembro), esse Treinamento de Campo se tornou de suma importância para os resultados que vamos ter ao longo do ano”, disse Luiz Shinohara, técnico da equipe masculina.

“Gostaria de destacar o empenho de todos os atletas brasileiros que aqui estiveram. Mesmo os que são da base e sentiram um pouco mais a intensidade do treino no começo, se recuperaram e deram o máximo. A presença dos clubes aqui também engradeceu o treino. Acho que todos saem daqui melhor do que chegaram”, analisou Rosicleia Campos, técnica da equipe feminina.

E os novos conhecimentos técnicos e táticos serão postos à prova em breve, no Grand Prix de Dusseldorf, primeira grande competição do calendário internacional em 2015. O Brasil será representado por Sarah Menezes (48kg), Gabriela Chibana (48kg), Érika Miranda (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Danielle Karla Oliveira (63kg), Bárbara Timo (70kg), Samanta Soares (78kg) e Rochele Nunes (+78kg); Eric Takabatake (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Ricardo Santos Jr (66kg), Alex Pombo (73kg), Marcelo Contini (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Walter Santos (+100kg).
A comissão técnica será formada por Ney Wilson, chefe da delegação, pelos técnicos Luiz Shinohara, Rosicleia Campos, Fulvio Miyata e Mário Tsutsui, pela fisioterapeuta Roberta Mattar, pela nutricionista Gisele Lemos e pelo massoterapeuta Hans Peter Strubreiter.

www.cbj.com.br
Assessoria de Imprensa/CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias