Tradutor/ Translate

Falecimento – A Família do Judô se despede do Sensei Petrucio de Queiroz Monteiro

Foto: Divulgação/Judô Rio

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro informa, com grande pesar, o falecimento, aos 80 anos, do Sensei Petrucio de Queiroz Monteiro. Sensei Petrucio foi o 1º diretor técnico da Confederação Brasileira de Judô e fundou a Academia Petrucio Monteiro, uma das pioneiras e referência em Copacabana. O mestre recebeu diversas homenagens.

AMIGO LEITOR
Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico. Não deixe essa chama apagar. Neste momento de dificuldade, toda contribuição financeira é bem-vinda.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou Transferência Bancaria em nome de Francisco de Alvarenga Leandro - Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.

“Homem íntegro, professor que marcou gerações, pai zeloso, possuidor de uma cultura invejável e grande exemplo a ser seguido. O Judô Brasileiro perde uma lenda e os céus ganham um anjo. Seu legado viverá por décadas”, postou o perfil oficial da Academia.

Judô Tênis

“Dividimos a paternidade do nosso pai com todos os alunos que ele teve ao longo desses 60 anos dedicados ao judô. Ele sempre disse que o maior presente de ser professor era ver o quanto ele podia mudar e orientar na vida de seus preciosos alunos. Amava muuuito cada um. Ele tinha muito orgulho de todos! Obrigada pelo carinho de sempre! Agora ele está descansando…”, escreveu uma das filhas de Petrúcio, Ana Villeroy.

“Sensei Petrucio Monteiro sempre será uma grande referência. Ele participava sempre do evento amistoso que realizo anualmente na escola onde trabalho e, por isso, pude conhecer bastante sobre a historia do judô carioca. Além do mais, era um grande orientador, dotado de sapiência e delicadeza. Sentiremos sua falta, sensei Petrucio Monteiro”, lamentou Jucinei Costa, presidente da FJERJ.

[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]

“Sensei Petrucio Monteiro, graduado em Educação Física, atuou como docente na faculdade de Educação Física de Volta Redonda, junto com os senseis Augusto Cordeiro e Rudolf Hermany. Foi um dos responsáveis pela criação da FJERJ, dirigiu o seu famoso dojo no bairro do Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, onde formou inúmeros faixas pretas e senseis”, recordou Carlos Losso, um dos muitos alunos do Sensei Petrucio Monteiro, antes de completar emocionado: “O seu legado está em nossos corações, em nosso espírito, em nossas decisões, em nosso comportamento. Um grande exemplo e referência para todos os que tiveram a sorte de tê-lo como sensei”.

“Poder conversar com Sensei Petrucio foi aprender sobre a história do judô no Rio de Janeiro. Foi poder contextualizar os desafios e as divergências na evolução do judô Carioca. Foi conviver generosamente com quem mostrava autoridade sem precisar da arrogância, simplesmente por amar o que fazia. E como fez bem, influenciando gerações de judocas”, escreveu Ubirapuan Reynaldo (@ubira.sensei)

O velório será na Capela 9 do Cemitério da Ordem Terceira da Penitência (complexo do Cajú) à partir das 10h, deste sábado, 23/04. A cremação será às 14h.

Neste momento de grande dor, funcionários e colaboradores da FJERJ, nos solidarizamos com todos os parentes e amigos do sensei Petrúcio.

Fonte: Judô Rio (judorio.org)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.