Rio 2016

Equipe de basquetebol em cadeira de rodas da Colômbia mira

373.V

Wheelchair Basketball Canada
Em Guadalajara 2011, a Colômbia derrotou o Canadá, atual campeão Paralímpico, na semifinal e garantiu vaga para Londres 2012

Em Guadalajara 2011, a Colômbia derrotou o Canadá, atual campeão Paralímpico, na semifinal e garantiu vaga para Londres 2012

Equipe de basquetebol em cadeira de rodas da Colômbia mira na classificação para os Jogos Rio 2016

Jogos Parapan-Americanos de Toronto colocarão em jogo, em agosto, duas vagas para os Jogos Paralímpicos

A seleção masculina de basquetebol em cadeira de rodas da Colômbia vai para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em agosto, com as melhores lembranças possíveis. Na última edição, em Guadalajara 2011, a equipe derrotou o favorito Canadá e chegou à final da competição, conquistando pela primeira vez uma vaga para os Jogos Paralímpicos. Quatro anos depois, a responsabilidade da seleção é ainda maior: carimbar o passporte para a primeira edição dos Jogos Paralímpicos da América do Sul.

Para garantir a classificação, a Colômbia precisará ser uma das duas finalistas dos Jogos Parapan-Americanos. A menos de cinco meses para a competição, a equipe se prepara para encarar o desafio:

"Será um grande desafio e vamos enfrentá-lo com toda responsabilidade. Seria maravilhoso repetir o desempenho de 2011. Mostraria que ainda estamos entre os melhores e que a nossa participação nos Jogos Londres 2012 foi apenas o começo de uma trajetória de muitas conquistas”, disse o técnico Alex Carrillo, em entrevista ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Décima colocada no Campeonato Mundial de 2014, a Colômbia tem um grupo desfalcado na preparação, já que atletas como Rodney Hawkins e Jhon Hernandez estão defendendo equipes estrangeiras e, por enquanto, não participam dos treinamentos. A equipe enfrentará ainda fortes concorrentes - o Canadá, atual campeão Paralímpico, e os Estados Unidos, vice-campeão mundial no ano passado. Mas nada disso abala a confiança dos atletas:

“Outros países têm mais recursos que nós e podem fazer uma preparação melhor, mas nossos jogadores são muito batalhadores e melhoram seu desempenho diante das adversidades. Esse é o sonho de todos nós e vamos fazer o melhor possível para torná-lo realidade”, destacou o jogador Oscar Rios.

Colômbia lutará para chegar à decisão em Toronto e garantir classificação (Foto: Wheelchair Basketball Canada)

Além das duas vagas em jogo nos Jogos Parapan-Americanos, outras nove serão distribuídas por meio de classificatórios continentais: cinco para a Europa, três para Ásia/Oceania e uma para a África. O Brasil, como país-sede, já está classificado.

Os Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 acontecem de 07 a 15 de agosto e vão reunir cerca de 1.600 atletas de 28 países, que vão competir em 15 esportes.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Aulas

Outras notícias...