Projeto de Extensão da prática de Artes Marciais de Campos é premiado por Universidade

O Projeto “A influência da prática de artes marciais na saúde física e mental da comunidade estudantil de Campos RJ: Judô, Taekwondo e Kickboxing“, recebeu nesta nesta sexta feira, 21/10/2022, a premiação como a Melhor Apresentação na Área Temática Saúde.

AMIGO LEITOR

Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou Transferência Bancaria em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.

Evento organizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), levou ao publico o tema “Darcy 100 anos: sociedade darciniana disruptiva & a extensão inclusiva”, e foi realizado de 18 a 21 de outubro de 2022, de forma híbrida, no Centro de Convenções da UENF com transmissão da programação pelo canal UENF TV.

A XIV Mostra de Extensão UENF-UFF-IFF e VI UFRRJ, foi um evento científico, gratuito, organizado por Instituições de Ensino Superior parceiras, voltadas para o público acadêmico e a sociedade. A Mostra teve por objetivo promover “canais de comunicação e interação” entre a comunidade científica e não científica, com o intuito de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais.

Judô Tênis
Foto: JudoCam
Rafael Peralva, José Francisco, Raphaela França, Francisco Leandro, Edna Márcia, Fabrício Freire, Davi Cristiano, Paulo Maia e Lilian Cesar

Durante a Mostra de Extensão foram realizadas atividades acadêmicas, apresentações de trabalhos de extensão, palestras e atividades artísticas e culturais.

[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]

Foto: JudoCam
José Francisco, Edna Márcia, Rafael Peralva, Raphaela França, Arnoldo Façanha, Davi Cristiano, Fabrício Freire, Francisco Leandro, Tetsuo e Paulo Maia

O projeto “A influência da prática de artes marciais na saúde física e mental da comunidade estudantil de Campos RJ”, iniciou em 2010 no Centro de Treinamento da UENF e conta com professores formados e bem conceituados nas oitos modalidades: Judô, Taekwondo, Kickboxing, Defesa Pessoal, Karatê, Pilates, Jiu-Jitsu e Capoeira.

As apresentações do “Judô, Taekwondo e Kickboxing,” na área temática da Educação, saúde e direitos humanos, obtiveram grande impacto junto ao público e nos examinadores, e assim conquistaram a premiação como a Melhor Apresentação na Área Temática Saúde.

Foto: JudoCam
Professores Fabrício Freire (Taekwondo), José Francisco (Kickboxing) e Francisco Leandro (Judô)

“As atividades de lutas melhoraram o condicionamento físico, relaxa o corpo a mente, a prática regular da atividade também, reduz o estresse, melhora a qualidade do sono, aumenta a disposição no dia a dia. Movimentar o corpo garante a circulação do sangue, regula os batimentos cardíacos, fortalece os músculos, melhora a postura corporal, combate a obesidade e o sobrepeso, contribui para a elevação da autoestima, previne diversas doenças, melhora a capacidade cognitiva, diminui os níveis de ansiedade e muito mais.” – comentou professor Francisco Leandro

“Um projeto ligado às artes marciais sendo premiado por uma universidade (UENF), reconhecida mundialmente por sua contribuição científica em áreas como ciências biológicas, humanas e tecnológicas, mostra o quão grandioso é a premiação. Esse reconhecimento das artes marciais na temática Saúde engrandece ainda mais as modalidades pois mostra o quanto é importante a sua prática no contexto de desenvolvimento biopsicossocial.” – comentou professor José Francisco Cardoso

“As artes marciais são conhecidas como ótimas ferramentas para o desenvolvimento integral do ser humano, pois além de desenvolver um condicionamento físico elevado, também é capaz de desenvolver nos praticantes uma disciplina e autoconhecimento que poucos esportes são capazes gerar. Como praticante e professor de taekwondo posso afirmar que minha busca por conhecimento relacionado a saúde física e mental foi em grande parte estimulado com a prática dessa modalidade. Hoje sou educador físico, nutricionista e acupunturista e minha busca por conhecimento na área da saúde foi graças a necessidade de evoluir no taekwondo. – comentou professor Fabricio Freire

Foto: JudoCam
Integrantes do projeto “A influência da prática de artes marciais na saúde física e mental da comunidade estudantil de Campos RJ”

Os autores do projeto Paulo César de Almeida Maia, Rafael Peralva Menezes Machado, Raphaela França de Oliveira, José Francisco Marques Cardoso, Edna Márcia dos Santos Paes Teixeira, Davi Cristiano Velasco, Fabrício Freire Siqueira, Francisco de Alvarenga Leandro, agradecem a comissão organizadora pela oportunidade de participação no evento e à UENF pelo fomento e apoio para realização das atividades.

Parabéns a todos os integrantes do projeto “A influência da prática de artes marciais na saúde física e mental da comunidade estudantil de Campos RJ” e a todos que incentivam a prática da atividade Física.

Fonte: UENF/JUDOCAM

Share