Rio 2016

Cinco equipes classificam-se e mais da metade das vagas do goalball nos Jogos Rio 2016 já estão definidas

2816.V

Guang Niu/Getty Images
Medalhista de prata em Londres 2012 no feminino, a China ficou com o vice-campeonato também nos Jogos Mundiais da IBSA

Medalhista de prata em Londres 2012 no feminino, a China ficou com o vice-campeonato também nos Jogos Mundiais da IBSA

Mais da metade das seleções de goalball que vão competir nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 já confirmou sua vaga. Neste domingo, com o fim dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), mais cinco equipes confirmaram vaga no maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência: Lituânia, China e Suécia (as três melhores seleções do torneio masculino) entre os homens, e também Israel e China (as duas finalistas do feminino), entre as mulheres. O Brasil, que não disputou o torneio de goalball dos Jogos Mundiais, tem vaga garantida neste esporte nos Jogos Paralímpicos nos dois gêneros, como país-sede.

A menos de 500 dias para os Jogos Paralímpicos, já são conhecidas seis das dez seleções que disputarão o ouro do goalball nos Jogos Rio 2016, tanto no masculino como no feminino. Entre os homens, Lituânia, China e Suécia juntaram-se à Finlândia e aos Estados Unidos, que haviam garantido vaga no Campeonato Mundial de 2014 (em que o Brasil sagrou-se campeão), e ao Brasil.

Na final masculina, a seleção da Lituânia surpreendeu a forte seleção chinesa, campeã paralímpica em Pequim 2008, e levou o título com uma vitória por 10 a 3. Na disputa pelo terceiro lugar, a Suéica garantiu o bronze - e a vaga Paralímpica - com uma vitória por 2 a 0 sobre a Turquia.

A China também ficou com o vice no feminino. O título dos Jogos Mundiais da IBSA ficou com Israel, que derrotou as chinesas por 4 a 1. Vencedoras e derrotadas na final tiveram motivo para comemorar: ambas equipes se juntaram a Estados Unidos, Rússia e Turquia, todos já classificados para os Jogos Rio 2016. Quinto colocado no Campeonato Mundial feminino, o Brasil também está garantido nos Jogos, como país-sede.

Com quatro vagas em jogo, resta apenas uma chance de classificação para as seleções que ainda não garantiram vaga no goalball para os Jogos Paralímpicos. Ainda este ano, serão realizados quatro classificatórios continentais (Europa, África, Américas e Ásia/Oceania). Cada torneio dará vaga a uma seleção masculina e uma feminina, totalizando as dez vagas Paralímpicas do esporte para cada gênero.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias