Judô

Brasileiro Sub 18 é a última chance de garantir vaga nas competições internacionais

49.V

Campeonato encerra o Ranking Nacional Sub 18, critério de classificação para o Pan-americano e o Mundial da categoria.

Campeonato encerra o Ranking Nacional Sub 18, critério de classificação para o Pan-americano e o Mundial da categoria.

É uma etapa decisiva. Os atletas da classe juvenil que quiserem participar dos Campeonatos Pan-americano e Mundial Sub 18 terão um teste de fogo neste final de semana no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O Brasileiro da categoria vai distribuir os últimos pontos para o Ranking Nacional Sub 18, critério de classificação para as principais competições internacionais no ano.

“A Gestão da Equipes de Base definiu que os primeiros colocados do Ranking Nacional estarão automaticamente classificados para o Campeonato Pan-americano. Já para o Mundial, além de estarem no topo de sua categoria, os atletas precisam ter somado mais do que 320 pontos. É uma forma de valorizar a regularidade nas competições ao longo do ano”, disse Marcelo Theotônio, gestor das Equipes de Base.

De acordo com esses critérios, a última atualização do ranking nacional Sub 18 coloca 13 Federações com atletas entre os favoritos ao pódio. No feminino, Bianca Vilma Rosa (40kg/MS), Fernanda Cardoso (40kg/SE), Jéssica Silva (44kg/SP), Amanda Lima (44kg/PE), Natasha Ferreira (44kg/PR), Gabriela Clemente (48kg/RS), Larissa Pimenta (48kg/SP), Milena Matias (52kg/MS), Maria Taba (52kg/AM), Vitoria Andrade (57kg/MS), Daise Locatelli (57kg/SP), Samara Oliveira (63kg/ES), Agnes Motta (63kg/SP), Pamella Palma (70kg/SP), Bruna Silva (70kg/RS), Beatriz Souza (+70kg/SP) e Ana Camargo (+70kg/PR) devem brigar pelo título em suas categorias.

Já no masculino, os atletas mais bem posicionados no ranking e que estarão em Campo Grande são Mike Pinheiro (50kg/SP), Michael Menezes (50kg/RN), Renan Torres (55kg/SP), Ítalo Carvalho (55kg/MA), Airton Silva (60kg/RS), Vinícius Farias(60kg/MS), Luanh Saboya (73kg/PR), Israel Ferreira (73kg/RJ), Igor Morishigue (81kg/SP), Matheus Assis (81kg/PR), Victor Sedrez (90kg/PR), Pablo Tessarolo (90kg/ES), Luan Ferreira (90kg/MG), João Gonçalves (+90kg/SC) e Lucas Lima (+90kg/SP).

A categoria com mais atletas credenciados é a meio médio masculina (73kg) com 21 atletas. Já a mais indefinida é a meio leve masculina (66kg), que não terá nenhum dos primeiros colocados do ranking (Jeferson Santos Júnior, Kayodê Alves e Ariel Alencar) na disputa. Vale lembrar que cada Federação tem seu critério de seleção para definir os representantes em cada um dos campeonatos. Em termos de delegação, seis Federações terão representantes em todas as categorias: Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, 289 atletas de 26 Federações estão inscritos na competição.

As lutas começam no sábado, a partir das 9h30, com as categorias superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio e médio. No domingo, os atletas dos pesos meio-pesado e pesado lutam pelas últimas medalhas da competição. Após as disputas, parte dos judocas continuam na cidade em treinamento de campo até o dia 04 de junho.

www.cbj.com.br
Assessoria de Imprensa/CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias