Rio 2016

Campeões do Campeonato Sul-Americano de rugby sevens vão se garantir no Rio 2016

2073.V

Warren Little/Getty Images
Entre os homens, a seleção argentina é a favorita a alcançar a vaga Olímpica

Entre os homens, a seleção argentina é a favorita a alcançar a vaga Olímpica

Torneio acontece entre os dias 04 e 07 de junho, na Argentina, e vale a sexta vaga Olímpica do esporte para homens e mulheres

Países da África, América do Norte, Europa e Oceania já conquistaram vaga para a disputa do rugby sevens nos Jogos Rio 2016 - no próximo fim de semana, um tempero latino será adicionado ao torneio Olímpico do esporte. Nesta sexta-feira (05), começa em Santa Fé, na Argentina, o Campeonato Sul-Americano de rugby sevens, e as seleções campeãs tanto no masculino, quanto no feminino, que serão conhecidas no próximo domingo (07), garantem vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

O torneio é disputado em pontos corridos, com todas as seleções se enfrentando entre si: o país que somar o melhor desempenho será o vencedor. Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são as seleções do torneio para os homens. No feminino, a Costa Rica também participa. Como país-sede, o Brasil já tem vaga garantida para os Jogos Rio 2016 tanto no masculino, quanto no feminino, e não disputará o torneio.

Entre as mulheres, o torneio conhecerá um campeão inédito: as Tupis do Brasil venceram todas as dez edições do Campeonato Sul-Americano disputadas até hoje - sem perder ou empatar uma única partida. Com a ausência das brasileiras, a Colômbia e a Argentina, que se alternaram entre a medalha de prata desde 2005, são as favoritas para alcançar a vaga Olímpica e se juntar a Brasil, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia, cujas seleções femininas já estão garantidas no Rio 2016.

No masculino, a supremacia é da Argentina. Los Pumas, como são conhecidos os jogadores argentinos, só deixaram de vencer a competição em 2012, quando o Uruguai surpreendeu e deixou os favoritos com a medalha de prata. O campeão do torneio estará classificado para os Jogos Olímpicos ao lado de África do Sul, Brasil, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia.

Com a confirmação dos campeões sul-americanos, metade das seleções classificadas para o torneio Olímpico de rugby sevens já será conhecida. As quatro primeiras vagas tanto no masculino quanto no feminino foram decididas pela Série Mundial. Como país-sede, o Brasil está garantido nas disputas masculina e feminina. Outros cinco campeões continentais (América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania), que serão conhecidos no segundo semestre de 2015, também estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias