Judô

Campeões no ano passado, Minas e Sogipa chegam fortes para o Troféu Brasil

4253.V

Clubes contarão com reforço de atletas convocados para os Jogos Pan-americanos para manter os títulos no masculino e no feminino respectivamente. Mas clubes tradicionais como o Pinheiros e jovens como o Reação também chegam forte na disputa.

Clubes contarão com reforço de atletas convocados para os Jogos Pan-americanos para manter os títulos no masculino e no feminino respectivamente. Mas clubes tradicionais como o Pinheiros e jovens como o Reação também chegam forte na disputa.

O Troféu Brasil 2015 será disputado a partir deste sábado, 13 de junho, no Ginásio da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, no interior paulista. E Minas e Sogipa, campeões no ano passado no masculino e no feminino respectivamente, vêm com os principais atletas para a competição, inclusive com alguns dos nomes que representarão o país nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Pelo lado do Minas, que também foi o campeão geral em 2014, a equipe masculina tem como destaque o atual campeão pan-americano no meio médio, Alex Pombo, que vai em busca do seu quarto título do Troféu Brasil.

“Me preparei para o torneio e para ajudar o meu clube. É um dos torneios mais importantes durante o ano. Temos uma equipe forte e vamos chegar com força total para o Troféu Brasil. A sensação de lutar ao lado dos meus companheiros de clube é muito boa. Isso me passa ainda mais tranquilidade para poder competir”, disse Pombo, que estará em Toronto para os Jogos Pan-Americanos.

Assim como ele, a peso médio Maria Portela também vai representar o Brasil. Campeã do Troféu Brasil em 2014, ajudou a Sogipa a conquistar o título no feminino com três ouros (os outros foram de Milena Mendes e Rochele Nunes). Para a “raçudinha dos pampas”, o alto nível da competição será uma boa prévia para o que vai ter que enfrentar no Pan.

“Estou muito motivada para participar do Troféu e ajudar mais uma vez minha equipe. Também é uma ótima chance de colocar em prática algumas táticas que posso usar nos Jogos, já que a competição sempre tem atletas muito fortes na minha categoria. Tenho certeza que lutar o Troféu vai ajudar na minha preparação para Toronto”, disse Maria Portela.

Mas Minas e Sogipa não terão vida fácil na tentativa de manter suas conquistas do ano passado, já que clubes tradicionais e outros emergentes também têm nomes importantes na disputa. O Instituto Reação, por exemplo, será a segunda maior delegação na competição e conta com atletas de seleção como Igor Pereira (73kg), Jéssica Pereira (52kg) e Tamires Crude (57kg) em sua equipe. Já o tradicionalíssimo Pinheiros será representado por 32 judocas e contará, entre outros grandes nomes, com o duas vezes medalhas olímpico e campeão mundial em 2007, Tiago Camilo, que também pretende usar a disputa do Troféu como uma preparação para Toronto 2015.

“Não deixa de ser um treino. Meu objetivo a curto prazo são os Jogos Pan-Americanos e espero fazer uma boa competição. Além disso, sempre fico muito feliz em defender a bandeira do meu clube”, disse Tiago.

No sábado, serão disputadas as categorias superligeiro, ligeiro, meio leve, leve, meio médio e médio. No domingo, o Troféu Brasil termina com as lutas da categorias meio pesado e pesado. Logo na sequência serão realizadas as disputas do Qualifying do Grand Prix.

www.cbj.com.br
Assessoria de Imprensa/CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias