Rio 2016

Copa do Mundo de Pentatlo Moderno classifica os campeões para os Jogos Rio 2016

2340.V

Alexander Hassenstein/Getty Images
Laura Asadauskaite, da Lituânia, disputa a etapa de tiro do pentatlo moderno nos Jogos Londres 2012

Laura Asadauskaite, da Lituânia, disputa a etapa de tiro do pentatlo moderno nos Jogos Londres 2012

Etapa final do torneio acontece na Bielorrússia, com os vencedores entre os homens e as mulheres garantindo a vaga Olímpica

A jornada rumo ao Rio 2016 terá um final feliz para dois atletas do pentatlo moderno neste domingo, 14. O homem e a mulher que vencerem a etapa final da Copa do Mundo do esporte - sediada em Minsk (Bielorrússia), a partir desta sexta-feira, 12 - garantem nominalmente sua vaga nos próximos Jogos Olímpicos. No último fim de semana, o Campeonato da Ásia/Oceania indicou os primeiros 12 atletas classificados para o Rio 2016 (acompanhe aqui a classificação em todos os esportes).

Ao todo, 72 atletas de 52 países irão participar da final em Minsk, que terá três competições: individual masculino, individual feminino e revezamento misto - esta última, ausente do programa Olímpico no Rio 2016.

No torneio individual feminino, a pressão estará concentrada sobre Laura Asadauskaite, da Lituânia, atual nº 1 do ranking e vencedora de duas das quatro etapas anteriores da Copa do Mundo 2015. Mas ela terá desafiantes de peso, como Oktawia Nowacka (Polônia) e Margaux Isaksen (EUA), respectivamente números 5 e 6 do ranking mundial.

No torneio masculino, a atenção do público se volta para a disputa entre Valentin Belaud (França), Ilia Frolov (Rússia), Pavlo Tymoshchenko (Ucrânia) e James Cooke (Grã-Bretanha), detentores das maiores pontuações durante a qualificatória para a final da Copa.

Mais classificações à vista

O pentatlo moderno passa por um mês agitado em junho. Após o Campeonato da Ásia/Oceania e a final da Copa do Mundo, a partir do dia 28 terá início o Campeonato Mundial, em Berlim (Alemanha), com seis vagas em jogo (três por gênero), distribuídas aos atletas mais bem posicionados que ainda não estejam classificados para o Rio 2016.

Como funciona

Com inspiração militar, o pentatlo foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 A.C. O “moderno” do nome se refere às inovações trazidas pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna.

A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas cinco disciplinas em um único dia, acumulando pontos em cada uma delas. O primeiro evento é a prova de 200m livre de natação. Logo após, os competidores retornam à esgrima, onde a vitória garante mais um ponto. Então é a vez do hipismo, em um percurso de 300m a 400m com 12 obstáculos. A combinação dos resultados destes três eventos determina a classificação para a prova combinada de corrida e tiro, que consiste em quatro rodadas com passagens pelo estande de tiro alternadas com uma corrida de 800m. Leva o ouro o atleta que concluir o percurso primeiro.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias