Rio 2016

Seleções masculina e feminina de rugby dos EUA garantem vaga para os Jogos Rio 2016

2450.V

World Rugby
Rumo ao Rio: seleções masculina e feminina dos EUA posam para foto oficial de classificação para os Jogos Olímpicos

Rumo ao Rio: seleções masculina e feminina dos EUA posam para foto oficial de classificação para os Jogos Olímpicos

Estados Unidos são o sétimo país garantido na disputa Olímpica do esporte, que conhecerá outros quatro classificados ainda em 2015

Os últimos campeões Olímpicos do rugby estão de volta. Os Estados Unidos, que foram medalha de ouro na última edição do torneio Olímpico do esporte, em Paris 1924, conquistaram o título do Campeonato da América do Norte e do Caribe de Rugby Sevens (NACRA Sevens 2015) e garantiram vaga para os Jogos Rio 2016. Se o esporte voltará reformulado para o Rio de Janeiro, em versão com sete jogadores de cada ao lado em vez dos tradicionais 15, os EUA também trazem um diferencial em relação aos Jogos Olímpicos de 92 anos atrás: além dos homens, as mulheres também estão garantidas na disputa.

Depois de bater na trave e deixar escapar a classificação Olímpica por apenas um ponto no último jogo da World Series 2014/2015, o time feminino dos Estados Unidos deixou claro que não é qualquer revés que deixará minada a confiança de uma das forças do esporte. Mostrando que a marcante derrota por 15-14 para a Inglaterra (que disputou a vaga em nome da Grã-Bretanha) já ficou no passado, as norte-americanas marcaram 369 pontos e levaram apenas cinco, em seis jogos. Na final, atropelaram o México por 88 a 0, garantindo o troféu do torneio e a vaga para os Jogos Rio 2016. Ao lado de Trinidad e Tobago, país terceiro colocado, as mexicanas, vice-campeãs, ganharam o direito de jogar o Campeonato Pré-Olímpico Mundial do ano que vem, cujo campeão também estará garantido nos Jogos Rio 2016. Além dos Estados Unidos, outras seis equipes estão garantidas para o torneio Olímpico feminino de rugby: Brasil, Colômbia, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia

Na World Series a seleção feminina dos EUA bateu na trave, mas não deixou a vaga escapar novamente no NACRA Sevens 2015 (Foto: Martin Seras Lima/World Rugby)

Apesar de ter um pouco mais de trabalho para garantir a vaga Olímpica, a seleção masculina dos Estados Unidos também não foi ameaçada durante o NACRA Sevens 2015. Com cinco jogos e cinco vitórias, incluindo um triunfo por 21 a 5 na final contra o Canadá, os Estados Unidos garantiram o título e juntaram-se a Brasil, Argentina, África do Sul, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia como nações classificadas para a disputa do rugby masculino nos Jogos Rio 2016. Canadá e México, respectivamente segundo e terceiro colocados, disputarão o Pré-Olímpico Mundial de 2016.

Definidos os classificados da América do Norte e Caribe, mais da metade das 12 vagas para o torneio Olímpico de rugby sevens já está assegurada nos Jogos Rio 2016. Outros quatro campeões continentais (África, Europa, Ásia e Oceania), que serão conhecidos no segundo semestre de 2015, também estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016. As quatro primeiras vagas, tanto no masculino quanto no feminino, foram decididas pela Série Mundial 2014/2015; Colômbia, no feminino, e Argentina, no masculino, garantiram vaga como campeões da América da Sul. O Brasil, como país-sede está garantido nas disputas masculina e feminina.

Scrum: Estados Unidos disputam a posse de bola na famosa maneira de reinício do jogo de rugby (Foto: Ken Ishii/Getty Images)

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias