Rio 2016

Alemanha e Holanda são os primeiros países a garantir vaga no tênis de mesa para os Jogos Olímpicos

2563.V

Jamie Squire/Getty Images
A holandesa Li Jiao venceu a amiga e compatriota Li Jie para conquistar o ouro e garantir a vaga Olimpica

A holandesa Li Jiao venceu a amiga e compatriota Li Jie para conquistar o ouro e garantir a vaga Olimpica

Vencedores das chaves de simples em Baku 2015, o alemão Dimitrij Ovtcharov e a holandesa Li Jiao estão classificados para o Rio 2016

São representantes da Europa os dois primeiros atletas a garantirem classificação na disputa do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Alem de pendurarem no pescoço a medalha de ouro, o alemão Dimitrij Ovtcharov e a holandesa Li Jiao, vencedores do torneio de simples dos Jogos Europeus Baku 2015, carimbaram o passaporte para o Rio de Janeiro.

Na final feminina, um jogo entre compatriotas e amigas: não importava quem vencesse entre Li Jie e Li Jiao, a certeza era que a Holanda somaria uma medalha de ouro e outra de prata à sua contagem total. Quem ficou dividida foi Elena Timina, técnica de ambas as atletas, que preferiu apenas assistir à vitória de Li Jiao por 4 sets a 0.

"Somos muito próximas, mas sabia que teria que pensar somente na partida se quisesse vencer. Agora que a final já passou, podemos ser amigas de novo", brincou Li Jiao, que também comentou a vaga garantida para o Rio 2016. "Saber que estou classificada para os Jogos significa muita energia gasta e muita ansiedade a menos."

Entre os homens, quem venceu e garantiu vaga é um veterano Olímpico. Dimitrij Ovtcharov desbancou Vladmimir Sasonov, de Belarus, por 4 sets a 3 e tentará subir ao pódio Olímpico pela terceira edição consecutiva: o mesa-tenista alemão já conquistou uma prata (equipes) em Pequim 2008 e dois bronzes (simples e equipes) em Londres 2012.

Campeão europeu, Dimitrij Ovtcharov virá ao Rio de olho em mais um pódio Olímpico (Foto: David Ramos/Getty Images)

Outros torneios continentais, realizados até abril de 2016, vão definir mais 39 vagas para as disputas de simples do tênis de mesa Olímpico - o próximo serão os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, que acontecem entre 10 e 26 de julho. As demais vagas serão preenchidas pelos melhores colocados no ranking de classificação Olímpica da ITTF. Uma vaga é reservada ao Brasil, país-sede, e outra será distribuída por convite. Cada país terá, no máximo, dois representantes em cada gênero.

Das 16 equipes masculinas e femininas que disputarão os Jogos Olímpicos, seis serão dos melhores países de cada um dos seis continentes que já tiverem classificado dois atletas para os torneios de simples. Outras nove vagas serão destinadas aos países melhores ranqueados com dois atletas classificados nas chaves de simples, e a vaga restante é destinada ao Brasil.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias