Rio 2016

Brasil garante histórica participação no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016

2512.V

Yan Huckendubler/Pan American Hockey Federation
Atletas da seleção brasileira comemoram vaga histórica em Toronto

Atletas da seleção brasileira comemoram vaga histórica em Toronto

Vitória sobre os EUA garantiram primeira participação Olímpica do país no esporte; no feminino, Nova Zelândia também confirma vaga

O Brasil disputará o torneio Olímpico do hóquei sobre grama pela primeira vez em sua história. A confirmação da vaga (assegurada pela Federação Internacional) veio com a vitória sobre os Estados Unidos nesta terça-feira (22) nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, conquistada por 3 a 1 nos shootouts (o equivalente à disputa de pênaltis no esporte), após empate em 1 a 1 no tempo normal.

O resultado diante dos norte-americanos levou o Brasil à semifinal, o que garante o país entre quatro primeiros da competição - para disputar os Jogos Olímpicos, a seleção masculina precisava figurar pelo menos entre os seis melhores do torneio. A vaga garante a representação do Brasil no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016, já que a seleção feminina está fora dos Jogos Olímpicos: as meninas não alcançaram o critério de desempenho estabelecido pela Federação Internacional do esporte para confirmar a vaga reservada ao país-sede.

Outra vaga confirmada pela Federação Internacional foi a da Nova Zelândia, no torneio feminino. Como a Coreia do Sul alcançou a classificação de duas formas (como campeã asiática e pela Liga Mundial), a seleção da Oceania herdou a vaga como seleção melhor colocada na Liga Mundial que ainda não havia garantida participação Olímpica.

Com as novas confirmações, o torneio Olímpico do hóquei já conhece oito dos seus doze representantes, tanto no masculino quanto no feminino. Entre as mulheres, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, China, Alemanha, Holanda, Austrália, Argentina e Nova Zelândia disputarão os Jogos Rio 2016. No torneio masculino, já confirmaram vaga Índia, Alemanha, Argentina, Holanda, Austrália, Bélgica, Grã-Bretanha e Brasil. Acompanhe aqui o processo de classificação para os Jogos Olímpicos.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

Anita Punt ajudou a Nova Zelândia a garantir a classificação para os Jogos Rio 2016 (Foto: Hannah Johnston/Getty Images)

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias