Rio 2016

Hóquei sobre grama tem mais dois classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016

2655.V

Harry How/Getty Images
Para os Estados Unidos foi dupla comemoração em Toronto: medalha de ouro e vaga no Rio 2016

Para os Estados Unidos foi dupla comemoração em Toronto: medalha de ouro e vaga no Rio 2016

Canadá, no masculino, e Estados Unidos, no feminino, garantiram suas vagas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015

A Federação Internacional de Hóquei (FIH) confirmou oficialmente novos classificados do hóquei sobre grama para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Canadá, no masculino, e Estados Unidos, no feminino, conseguiram suas vagas após a disputa dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

A seleção norte-americana feminina carimbou seu passaporte quando venceu a partida semifinal do Pan contra o Canadá por 3 a 0. A vaga Olímpica foi confirmada dois dias antes da disputa da medalha de ouro porque as adversárias na decisão do ouro eram as argentinas. Segundo as regras da FIH, a vaga das Américas para o Rio 2016 ficaria para a equipe campeã no Canadá. Se a Argentina, já classificada para os Jogos pela Liga Mundial, ganhasse o título continental, abriria uma posição para o melhor classificado nas semifinais da Liga ainda não garantido no Rio 2016 - também os Estados Unidos. Se o time norte-americano ficasse com o ouro em Toronto, a Argentina ainda estaria garantida por meio de seu desempenho na Liga Mundial. E foi o que aconteceu, com a vitória dos Estados Unidos na final por 2 a 1.

Além de Argentina, também estão classificadas no feminino Grã-Bretanha, China, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Austrália e Nova Zelândia.

A equipe masculina do Canadá também obteve sua vaga por antecipação. A situação foi semelhante à dos Estados Unidos no feminino. O time ficou com uma vaga no Rio 2016 ao garantir presença na final dos Jogos Pan-Americanos contra a já classificada Argentina. Se o Canadá vencesse diante de sua torcida, ficaria com a vaga continental das Américas. Mas a Argentina levou a melhor - vitória por 3 a 0 - e abriu uma posição para o time com melhor desempenho na recente disputa da semifinal da Liga Mundial - no caso, o mesmo Canadá.

As outras seleções já classificadas no masculino são Índia (campeã asiática), mais Alemanha, Holanda, Argentina, Austrália, Bélgica, Grã-Bretanha e Brasil.

Ainda existem três vagas Olímpicas a serem preenchidas no masculino e no feminino respectivamente. Elas serão definidas até o final de outubro, quando serão realizados os campeonatos continentais da Europa, África e Oceania.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...