Rio 2016

Campeões pan-americanos no tênis de mesa garantem vaga para os Jogos Olímpicos

2379.V

ITTF
Campeão pan-americano, Hugo Calderano representará o Brasil nos Jogos Rio 2016

Campeão pan-americano, Hugo Calderano representará o Brasil nos Jogos Rio 2016

Vencedores dos torneios individuais em Toronto 2015, Hugo Calderano (Brasil) e Wu Yue (EUA) classificaram-se para os Jogos Rio 2016

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 conheceram neste fim de semana (25 e 26) mais dois representantes no tênis de mesa. Campeões do torneio individual nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, Hugo Calderano (Brasil) e Wu Yue (EUA) garantiram vaga para os Jogos Rio 2016, conforme publicado pela Federação Internacional do esporte.

Entre as mulheres, a norte-americana derrotou na final a brasileira Gui Lin por 4-3, mas no torneio masculino o ouro para o Brasil era garantido. Compatriotas, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi duelaram pela medalha na final, e o estreante em Jogos Pan-Americanos de apenas 19 anos levou a melhor, também por 4-3.

"Não consigo nem descrever os sentimentos, é incrível, estou sem palavras. A partida foi muito apertada, eu sabia que seria assim, já que a gente se conhece muito bem", afirmou Calderano, após a vitória.

Além da medalha de ouro, a norte-americana Wu Yue comemorou também a vaga para os Jogos Rio 2016 (Foto: ITTF)

As novas classificações totalizam quatro atletas do tênis de mesa já garantidos para os Jogos Rio 2016 - todos de países diferentes. Os campeões pan-americanos em Toronto juntaram-se aos campeões europeus de Baku: Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, e Li Jiao, da Holanda. 

Com a vitória de Hugo Calderano, o Brasil deixa de utilizar a vaga masculina destinada ao país-sede, que será realocada pela ITTF - a vaga feminina continua assegurada por esse critério. Outros torneios continentais, realizados até abril de 2016, vão definir mais 38 vagas em cada gênero para as disputas de simples do tênis de mesa Olímpico - o próximo serão os Jogos Africanos Brazzaville 2015, que acontecem entre 3 e 19 de setembro. As demais vagas serão preenchidas pelos melhores colocados no ranking de classificação Olímpica da ITTF. Cada país terá, no máximo, dois representantes em cada gênero.

Das 16 equipes masculinas e femininas que disputarão os Jogos Olímpicos, seis serão dos melhores países de cada um dos seis continentes que já tiverem classificado dois atletas para os torneios de simples. Outras nove vagas serão destinadas aos países melhores ranqueados com dois atletas classificados nas chaves de simples, e a vaga restante é destinada ao Brasil. Acompanhe aqui a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias