Rio 2016

Tiro com arco tem primeiras equipes classificadas para Rio 2016

2154.V

WA
A Itália comemora a classificação de sua equipe masculina para os Jogos Rio 2016

A Itália comemora a classificação de sua equipe masculina para os Jogos Rio 2016

Resultados do Campeonato Mundial da Dinamarca definiram as vagas para os Jogos

A Federação Internacional de Tiro com Arco (WA) anunciou oficialmente 22 países com participação garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Eles conquistaram suas respectivas vagas no Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Copenhague, Dinamarca até o próximo domingo (2).

Os primeiros classificados saíram das provas por equipes nas quais cada nação ganha o direito de inscrever três atletas nos eventos de arco recurvo dos Jogos. Entre as mulheres, a competição no Mundial foi relativamente tranquila para o México, que eliminou a Espanha por 6 a 0, e para Coreia do Sul, Geórgia, China e Japão - que garantiram vaga Olímpica vencendo, respectivamente, França, Itália, Estados Unidos e Coreia do Norte por 5 a 1. Em algumas situações, no entanto, a participação nos Jogos foi obtida de forma mais dramática, caso da Índia, que perdia sua disputa com a Alemanha por 3 a 1, mas virou o placar para 5 a 3. A Rússia derrotou a Ucrânia pelo mesmo marcador. A grande surpresa foi a classificação da Colômbia sobre a favorita China Taipé por 6 a 2.

No masculino, a Austrália venceu o Brasil por 5 a 3 e ficou com uma vaga. Os Estados Unidos bateram o Canadá (6 x 2) para carimbar o passaporte para o Rio, enquanto a Holanda arrasou a Áustria (6 x 0) e China Taipé derrotou a Ucrânia (5 x 1). As outras disputas foram bem mais acirradas mas a China derrotou o Japão por 5 a 4, mesmo placar da vitória da Itália sobre a Índia, da Coreia do Sul sobre a Polônia, e da Espanha sobre a Alemanha.

O Brasil não venceu, mas garantiu vagas Olímpicas no masculino e feminino para a competição por equipes como anfitrião. Segundo as regras da WA, pelo menos três mulheres e três homens do país deveriam competir no Mundial da Dinamarca para garantir presença nos eventos em grupo dos Jogos. O pré-requisito foi cumprido.

Mais três vagas para equipes no masculino e no feminino estarão em disputa no Torneio Final de Qualificação por Equipes, com local e data a ser confirmados oficialmente pela WA.

No individual, a disputa durou dois dias para a definição de oito países no masculino e oito no feminino que irão aos Jogos. As nações já classificadas para Rio 2016 na competição por equipes ficaram de fora da briga. No primeiro dia, Alemanha, Indonésia, China Taipé, Ucrânia e Estados Unidos conseguiram carimbar o passaporte no feminino. Depois Áustria, Itália e Polônia se juntaram ao grupo. No masculino, os primeiros contemplados foram Canadá, Colômbia, Japão, Índia, Ucrânia e Venezuela. Depois Indonésia e Alemanha passaram a integrar a lista de classificados.

Mais 14 vagas individuais serão definidas em campeonatos continentais. As últimas três estarão em disputa no Torneio Final de Qualificação Individual, sem data e local confirmados oficialmente pela WA.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias