Basquete

Basquete norte-americano inicia a preparação para 2016 com grupo recheado de astros

134.V

Getty Images
Lebron James (à esquerda), Kevin Durant (centro) e Carmelo Anthony: trio de peso à serviço do técnico Mike

Lebron James (à esquerda), Kevin Durant (centro) e Carmelo Anthony: trio de peso à serviço do técnico Mike

Lebron James, Carmelo Anthony, Kevin Durant e Stephen Curry , MVP da última temporada da NBA são alguns dos 34 nomes no grupo de onde sairão os 12 atletas que disputarão os Jogos Olímpicos no Brasil

Celebrar o título no alto do pódio olímpico no basquete é uma rotina para os Estados Unidos, que arrebatou 14 das 18 medalhas douradas distribuídas até hoje nos Jogos. Mas o retrospecto arrasador não tira a vontade das estrelas de participar do maior evento esportivo do planeta. Tanto que, para os Jogos Olímpicos Rio 2016 os fãs já podem ir se preparando para ver de perto uma constelação com o uniforme norte-americano.

Com o passaporte já carimbado para o Rio de Janeiro, a seleção masculina dos Estados Unidos começou, na terça-feira (11.08), em Las Vegas, a preparação para os Jogos Rio 2016. E no grupo de 34 atletas de onde sairão os 12 convocados para jogar na capital fluminense, estão super estrelas como Lebron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony e Stephen Curry, o último eleito o MVP da última temporada da NBA e campeão pelo Golden State Warriors.

MVP da última temporada da NBA, Stephen Curry, campeão pelo Golden State Warriors, diverte-se no treino em Las Vegas. Foto: Getty Images

Do grupo reunido no minicamp, nome dado ao treinamento da seleção norte-americana, vários ostentam no currículo a medalha de ouro nos Jogos. Lebron James e Carmelo Anthony, por exemplo, estiveram presentes nas três últimas participações Olímpicas e faturaram dois ouros, em Pequim-2008 e Londres-2012) e um bronze, em Atenas-2004 (na Grécia, a Argentina ficou com o ouro). O armador Chris Paul esteve nas duas últimas edições dos Jogos e também sagrou-se bicampeão olímpico, enquanto outros seis atletas do grupo já conquistaram uma medalha de ouro, seja em Pequi2008 ou em Londres-2012.

O time de craques está reunido sob o comando de Mike Krzyzewski, que assumiu a seleção masculina dos Estados Unidos em 2006 e conquistou quase tudo o que disputou desde então, incluindo os dois últimos Mundiais (em 2010 e 2014) e as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos (2008 e 2012). Será do treinador a difícil missão de selecionar de um grupo tão talentoso os 12 atletas que vão representar no país no Rio, em 2016.

“Como não temos nenhuma competição oficial por perto, este treinamento será uma boa oportunidade para continuar e expandir o espírito de equipe que construímos nos últimos anos. Será um trabalho tranquilo, mas já de olho na preparação para os Jogos Rio 2016”, afirmou Jerry Colangelo, presidente da USA Basketball.

Ao lado do Brasil, que teve a vaga de país-sede confirmada pela Federação Internacional, a seleção dos Estados Unidos está assegurada na disputa masculina do basquete dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As outras 10 vagas serão definidas por meio de cinco Pré-Olímpicos continentais e de um Pré-Olímpico Mundial.

O sistema de classificação é idêntico para o torneio feminino, com Brasil (país-sede), Sérvia (campeã europeia) e Estados Unidos (campeão mundial) já garantidos na disputa. O terceiro país classificado será o campeão do Pré-Olímpico feminino das Américas (no Canadá), que será conhecido no próximo domingo (16.08).

Confira abaixo os 34 atletas convocados para o training camp da seleção masculina dos Estados Unidos e saiba os times em que eles atuam:

» Harrison Barnes (Golden State Warriors)
» Jimmy Butler (Chicago Bulls)
» Michael Carter-Williams (Milwaukee Bucks)
» Mike Conley (Memphis Grizzlies)
» Draymond Green (Golden State Warriors)
» Tobias Harris (Orlando Magic)
» DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers)
» Victor Oladipo (Orlando Magic)
» LaMarcus Aldridge (San Antonio Spurs)
» Carmelo Anthony (New York Knicks)
» Bradley Beal (Washington Wizards)
» DeMarcus Cousins (Sacramento Kings)
» Stephen Curry (Golden State Warriors)
» Anthony Davis (New Orleans Pelicans)
» DeMar DeRozan (Toronto Raptors)
» Andre Drummond (Detroit Pistons)
» Kevin Durant (Oklahoma City Thunder)
» Kenneth Faried (Denver Nuggets)
» Rudy Gay (Sacramento Kings)
» Paul George (Indiana Pacers)
» Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
» James Harden (Houston Rockets)
» Gordon Hayward (Utah Jazz)
» Dwight Howard (Houston Rockets)
» Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)
» LeBron James (Cleveland Cavaliers)
» Kawhi Leonard (San Antonio Spurs)
» Kevin Love (Cleveland Cavaliers)
» Chandler Parsons (Dallas Mavericks)
» Chris Paul (Los Angeles Clippers)
» Mason Plumlee (Portland Trail Blazers)
» Klay Thompson (Golden State Warriors)
» John Wall (Washington Wizards)
» Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder)

www.brasil2016.gov.br
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • Aulas

Outras notícias...