Rio 2016

Adestramento e CCE têm novos classificados para o hipismo dos Jogos Rio 2016

3053.V

Karl Heinz Freiler/FEI
Masanao Takahashi, montando Fabriano, ajudou a equipe japonesa a se classificar no adestramento

Masanao Takahashi, montando Fabriano, ajudou a equipe japonesa a se classificar no adestramento

Japão garantiu vaga no adestramento por equipes. França e Suécia vão trazer time completo de CCE ao Brasil no ano que vem

O Japão garantiu uma vaga na prova por equipes do hipismo adestramento dos Jogos Rio 2016. A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou que o país obteve a classificação na Qualificatória Olímpica Especial, realizada na última sexta-feira (11), em Perl, na Alemanha. No mesmo evento, África do Sul e Coreia do Sul ganharam o direito de trazer para o Brasil um representante para a disputa individual da disciplina. Domingo (13), no Campeonato Europeu do Concurso Completo de Equitação (CCE) de Blair Castle (Grã-Bretanha), França e Suécia obtiveram vagas para a competição por equipes dos Jogos.

Um total de 21 atletas de 11 nações estavam no evento de Perl lutando por vagas Olímpicas no adestramento destinadas aos países dos Grupos F (África e Oriente Médio), G (Sudeste da Ásia e Oceania) e outros quatro países do Grupo C (Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão). Japão e África do Sul eram as duas únicas nações a lutar pelo direito de trazer um time completo ao Rio. Indonésia, Irã, Cazaquistão, Coreia do Sul, Marrocos, Palestina, Filipinas, Singapura e China Taipei mandaram representantes em busca de uma das duas vagas individuais para os Jogos.

A luta das equipes foi acirradíssima e os japoneses ganharam dos adversários pela pequena diferença de 0,6%. O time sul-africano, no entanto, não saiu de mãos vazias. Uma de suas atletas, Tanya Seymour, que montou Ramoneur, ganhou para seu país uma das vagas individuais no maior evento esportivo do mundo. A outra ficou com a Coreia do Sul graças ao desempenho do caveleiro Dongseon Kim e Bukowski. A FEI também também aproveitou o comunicado da qualificatória para confirmar oficialmente vagas individuais para México e Canadá.

No CCE, França e Suécia se classificaram para a competição por equipes dos Jogos Rio 2016 por seus resultados no Campeonato Europeu de Blair Castle. O evento oferecia duas vagas Olímpicas a serem disputadas por equipes dos Grupos A (Noroeste da Europa), B (Sudoeste da Europa) e C (Europa Central, Leste Europeu e Ásia Central menos Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão) da FEI. Os franceses ficaram na terceira posição, atrás de Alemanha e Grã-Bretanha, que já contavam com vagas para lutar por medalhas no Brasil. A Holanda, também garantida nos Jogos, ficou em quarto lugar, permitindo aos suecos, que terminaram na quinta posição, comemorar a vaga de sua equipe para competir no Rio.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias