Rio 2016

O Brasil que brilhou em Toronto 2015 dá esperança para o Rio 2016

3708.V

Buda Mendes/Getty Images
Futebol de 5 do Brasil é o atual campeão Paralímpico, Mundial e Parapan-Americano

Futebol de 5 do Brasil é o atual campeão Paralímpico, Mundial e Parapan-Americano

O país é potência e são muitos os atletas Paralímpicos que podem chegar ao ouro em casa animados por bons resultados no torneio continental

O Brasil terá uma rara oportunidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016: acompanhar de perto o desempenho de seus muitos heróis, cujos maiores feitos só podiam ser vistos pela TV. Nos últimos anos o Brasil tem sido uma das principais potências quando o assunto é esporte para pessoas com deficiência e a expectativa é grande por mais um desempenho destacado no ano que vem. Motivos para otimismo não faltam. Além do esperado apoio da torcida, competidores de várias modalidades vêm conquistando títulos em eventos importantes da temporada, como nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015, em agosto.

Futebol de 5: O Brasil é tricampeão Paralímpico. No Mundial de 2014, no Japão, foi campeão derrotando a Argentina por 1 a 0. Nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 nova vitória brasileira sobre os argentinos, por 2 a 1 na final. Os eternos rivais sul-americanos já estão classificados para o Rio 2016.

Goalball: Brasil foi medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 – perdeu o ouro para a Finlândia, que venceu a decisão por 8 a 1. No Campeonato Mundial da Finlândia, no ano passado, o Brasil deu o troco e foi campeão ao vencer os anfitriões por 9 a 1. Em Toronto 2015, o time foi medalha de ouro ao derrotar os Estados Unidos por 10 a 4. Brasil, Finlândia e EUA, entre outros, já têm passaporte carimbado para lutar por medalhas no Rio 2016.

O Brasil é potência no goalball e lutará para levar em casa o ouro que escapou em Londres (Foto: Dennis Grombkowski/Getty Images)

Atletismo: Os atletas estão em preparação para o Mundial do Catar, marcado para outubro, e em processo de classificação para os Jogos Paralímpicos. No entanto, os destaques de Londres têm conseguido resultados consistentes:
Alan Fonteles - Ouro nos 200 metros classe T44 em Londres 2012, repetiu o resultado em Toronto 2015.

Terezinha Guilhermina – campeã Paralímpica nos 100m e 200m classe T11 em 2012, foi ouro em Toronto 2015 nas mesmas provas.

Shirlene Coelho - ouro Paralímpico no lançamento do dardo classe F37/38 em 2012, também foi campeã em Toronto 2015.

Shirlene Coelho é a atual campeã Parapan-Americana do lançamento de dardo (Foto: Buda Mendes/Getty)

Natação: A natação segue promissora, com atletas repetindo alguns dos bons resultados de Londres 2012 no Mundial de Glasgow, Escócia, e nos Jogos Parapan-Americanos, ambos realizados este ano.

Daniel Dias - Na última edição dos Jogos Paralímpicos o brasileiro foi ouro nos 100m peito classe SB4 e também nos 50m, 100m e 200m nado livre, mais os 50m costas e os 50m borboleta, todos na classe S5. Tanto em Glasgow, quanto em Toronto, o brasileiro repetiu os ouros obtidos da classe S5.

Daniel Dias tem mantido sua tradição multimedalhista nos eventos da temporada (Foto: Ian MacNicol/Getty)

André Brasil - Em Londres 2012 foi ouro 50m e 100m livre, e também nos 100m borboleta na classe S10. Ele repetiu os resultados nos 100 m livre no Mundial e nos Jogos Parapan-Americanos.

Vale ressaltar que a dupla Daniel e André conseguiu medalhas em outras provas dos dois grandes eventos disputados na temporada.

Bocha: Atletas que brilharam em Londres 2012 continuam a mostrar competitividade.
Maciel Santos - Foi medalha de ouro na categoria individual BC2 dos Jogos Londres 2012. No Mundial da China, no ano passado, foi terceiro na disputa individual BC2 e vice-campeão por equipes BC1/BC2. Em Toronto, este ano, ganhou dois ouros continentais: categoria individual BC2 e por equipes BC1/BC2.

Maciel Santos (de verde) tem conseguido resultados consistentes nas últimas competições que participou (Foto: CPB)

Dirceu Pinto - Ganhou ouro nas provas individual e pares da BC4 em Londres. Ficou com o vice nos pares BC4 do Mundial e ouro na mesma disputa em Toronto 2015

Eliseu dos Santos - Em Londres ficou com a medalha de bronze na disputa individual e ouro nos pares da classe BC4. No Mundial do ano passado, foi vice-campeão nas duas provas, mas em Toronto, este ano, foi o primeiro colocado nas mesmas competições.

As vendas dos ingressos para as competições Paralímpicas do Rio 2016 estão abertas até 30 de setembro.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias