Rio 2016

Tabu quebrado: após 108 anos, Irlanda classifica equipe para o hóquei sobre grama

2455.V

Getty Images/Bryan Lennon
Irlanda ganhou medalha de prata na única competição de hóquei que disputou nos Jogos Olímpicos

Irlanda ganhou medalha de prata na única competição de hóquei que disputou nos Jogos Olímpicos

Time masculino foi beneficiado pela vitória da equipe da Austrália na Copa da Oceania

A seleção masculina de hóquei sobre grama da Irlanda garantiu vaga para os Jogos Olímpicos após uma ausência de 108 anos no torneio. A Federação Internacional (FIH) confirmou a classificação da equipe para o Rio 2016 no domingo (25). O time foi beneficiado pelos resultados da Copa da Oceania.

A Austrália já estava classificada para os Jogos pela conquista da semifinal da Liga Mundial disputada em Antuérpia, na Bélgica, em julho deste ano. No entanto, a equipe também ganhou a Copa da Oceania, ao derrotar a Nova Zelândia por 3 a 2, no domingo. Pelas regras da FIH, a Austrália virá ao Rio pelo resultado no torneio classificatório de seu continente, permitindo ao time com melhor desempenho na Liga Mundial ainda fora dos Jogos herdar a vaga. O regulamento beneficiou a Irlanda, que terminou em quinto lugar no evento disputado na Bélgica.

Até hoje a Irlanda teve apenas uma participação no torneio Olímpico de hóquei sobre grama, na estreia do esporte no programa, em 1908. Na ocasião, o time ficou com a medalha de prata. De lá para cá, os Jogos Olímpicos sempre tiveram disputas de medalha no hóquei sobre grama, exceção de 1912 e 1924, mas os irlandeses não mais participaram do evento.

A última vaga Olímpica para a disputa masculina do esporte nos Jogos Rio 2016 será definida no dia 1º de novembro, na final do Campeonato Africano, em Johanesburgo, África do Sul.

Acompanhe aqui a disputa pela classificação para os Jogos Rio 2016

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias