Judô

Judocas brasileiros celebram Dia Mundial do Judô

67.V

CBJ
Data é festejada neste 28 de outubro, dia do nascimento de Jigoro Kano, criador do Judô.

Data é festejada neste 28 de outubro, dia do nascimento de Jigoro Kano, criador do Judô.

Uma quarta-feira especial para toda a comunidade do judô, que celebra neste dia 28 de outubro o Dia Mundial do Judô, data do nascimento de Jigoro Kano, criador do Caminho Suave. Neste ano, a Federação Internacional de Judô escolheu União como tema das comemorações. No Brasil, os judocas da seleção festejaram a data especial com depoimentos nas redes sociais.

Técnica da equipe feminina, Rosicleia Campos lembrou de uma conquista que representa bem o espírito de equipe e a força dos judocas unidos.

"No Campeonato Pan-Americano de 2011, o judô feminino foi campeão por equipes pela primeira vez na história, vencendo na final nossas grandes rivais de Cuba. Na semifinal, a Maria Suelen se machucou e não pôde lutar a decisão. Nessa hora, a Mayra Aguiar chamou a responsabilidade para si, lutou contra a Idalys Ortiz, campeã olímpica e mundial do peso-pesado, uma categoria acima da categoria da Mayra e vencemos. Uma vitória do espírito de equipe e união das nossas atletas", contou.

Rafael Silva, por outro lado, preferiu destacar o caráter transformador do esporte em sua vida. "Comemoramos hoje o dia do judô, mais do que esporte este caminho realmente transformou minha vida", comentou o peso-pesado em depoimento semelhante ao de sua companheira de seleção, Maria Portela.

"Não consigo descrever com palavras o amor que sinto por esta arte na qual a cada dia me motivo a treinar e evoluir mais. O judô mudou minha vida. E para melhor. Muito melhor. Parabéns a todos que, assim como eu, ama e se dedicam na prática do judô", disse a peso-médio.

União fora dos tatames foi o que destacou o peso-médio Victor Penalber: "Considerado um esporte individual, muitas vezes não se enxerga o sentido de equipe, quantas pessoas são necessárias para a conquista de um objetivo. Família, amigos, treinadores, preparadores, profissionais, parceiros de treino, torcedores. (Todos) Ajudaram a construir o atleta e a pessoa que sou. Homenagem ao Judô! Viva a União!"

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias