Rio 2016

Só falta uma vaga: Japão se classifica no rugby feminino para os Jogos Rio 2016

3654.V

Getty Images/ Kenko Ishii
As japonesas partem para o ataque na partida contra o Cazaquistão, cuja vitória lhes garantiu nos Jogos Rio 2016

As japonesas partem para o ataque na partida contra o Cazaquistão, cuja vitória lhes garantiu nos Jogos Rio 2016

A seleção feminina de rugby do Japão ficou com a penúltima vaga para o torneio Olímpico dos Jogos Rio 2016. A equipe garantiu a sua classificação para vir ao Brasil ao vencer a segunda etapa do torneio Asia Rugby Sevens (a primeira foi em Hong Kong), em Tóquio. No jogo decisivo, as Sakuras (apelido da equipe) derrotaram o Cazaquistão por 14 a 7.

“Começamos a trabalhar em função desta meta (a classificação Olímpica) em março de 2011, um pouco depois do terremoto - dia 11 de março de 2011, de magnitude 8,9 na escala Richter, que atingiu o nordeste do Japão, causando um tsunami que atingiu a cidade de Sendai e áreas próximas além de um grande desastre nuclear em Fukushima. Fomos para Hong Kong, fizemos um minuto de silêncio e começamos a trabalhar. Então, nos classificar para os Jogos no Estádio Chichibunomiya (no Japão) foi demais”, disse a técnica Keiko Asami para o site da Federação Internacional (WR). “Estamos muito orgulhosas de nos qualificar junto com o time masculino”, prosseguiu a treinadora.

A última vaga Olímpica será definida em uma repescagem, o Torneio Final de Qualificação. Cazaquistão, China e Hong Kong, pelo desempenho no Asia Rugby Sevens, ganharam o direito de participar do evento, com sede e data a confirmar.

Acompanhe aqui a disputa pela classificação para os Jogos Rio 2016

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

www.rio2016.org
Rio 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias