Fiocruz

Ferramenta on-line auxiliará análises de dengue, zika e chikungunya

1179.V

Divulgação/Governo do Mato Grosso
Ferramenta já está disponível gratuitamente para toda a comunidade científica

Ferramenta já está disponível gratuitamente para toda a comunidade científica

Fiocruz

Ferramenta de bioinformática para tipagem, sorotipagem e genotipagem já está disponível para a comunidade científica

A Fiocruz Bahia, por meio do Laboratório de Hematologia, Genética e Biologia Computacional (LHGB), desenvolveu uma ferramenta de bioinformática para tipagem, sorotipagem e genotipagem para os vírus de dengue, zika e chikungunya.

O mecanismo, que foi realizado em parceria com o Africa Center da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, em colaboração com a Universidade de Oxford na Inglaterra, a Universidade Católica de Leuven na Bélgica, o Centro de Controle de Doenças da Costa Rica e o Instituto Evandro Chagas do Pará no Brasil, já está disponível, gratuitamente, para toda a comunidade científica.

De acordo com os pesquisadores Luiz Alcântara (Fiocruz Bahia) e Tulio de Oliveira (Africa center), coordenadores do projeto, a aplicação foi desenvolvida com o objetivo de dar suporte aos estudos epidemiológicos sobre arbovírus que estão circulando no Brasil. O trabalho segue os moldes de outras sete ferramentas previamente publicadas, em 2009, no periódico Nucleid Acid Reaserch, para os vírus HTLV-1, HIV-1, HIV-2, HCV, HBV, HPV e HHV8.

Para acessar a ferramenta, clique aqui.

www.brasil.gov.br
Portal Brasil, com informações do Blog da Saúde

Mais...

Buscas

Todas as notícias