Judô

Brasil e Coreia do Sul mesclam juventude e experiência em suas equipes para o SuperDesafio BRA

1380.V

CBJ
Duas das potências mundiais do judô se enfrentam no próximo sábado, dia 09, no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande.

Duas das potências mundiais do judô se enfrentam no próximo sábado, dia 09, no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande.

Vai ser um grande confronto. Brasil e Coreia do Sul, duas das maiores potências do judô mundial, donas de 59 medalhas olímpicas, vão se enfrentar pelo título do SuperDesafio BRA no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande, no próximo sábado, 09 de abril, às 09 horas no horário de Brasília, 08 da manhã no horário do Mato Grosso do Sul. A entrada é franca e os portões do ginásio estarão abertos a partir das 07 da manhã. E a escalação das equipes mostra que ambas usaram a mesma estratégia, mesclar juventude e experiência.

“Nós seguimos o nosso planejamento de dar bagagem aos atletas que estarão dentro do próximo ciclo olímpico, brigando por uma vaga nos Jogos de Tóquio em 2020. A convivência deles com atletas mais rodados como a Ketleyn Quadros, uma medalhista olímpica, acrescenta muito. Além disso, vão enfrentar uma equipe muito forte e tradicional. Será uma experiência muito boa”, disse Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

Se Ketleyn, atleta de 28 anos, primeira mulher brasileira a conseguir uma medalha olímpica em esportes individuais, o bronze nos Jogos de Pequim em 2008, representa a experiência, Camila Gebara Nogueira (+78kg), 21 anos, prata no Mundial Júnior Abu Dhabi 2015, e Nathália Brigida, 23 anos, quinta colocada no Mundial Astana 2015 e bronze nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, são exemplos da força da nova geração do judô brasileiro. E será justamente Nathália que enfrentará um dos nomes mais promissores do judô sul-coreano, a talentosa Yujeong Kang. A judoca de 19 anos foi bronze no Campeonato Asiático e vice-campeã do Grand Prix de Ulaanbaatar no ano passado.

“Eu pesquisei sobre minha adversária e vi que ela é uma atleta nova porém já com uma boa experiência internacional. Será um confronto forte, mas estou preparada. Minha confiança e ter um pouco mais de experiência podem ser os meus pontos fortes nessa luta", disse Brigida.

As disputas no masculino também deverão ser bastante equilibradas. No pesado, o Brasil não terá mais o experiente Walter Santos. O jovem João Marcos Cesarino, campeão pan-americano Sub 21 e quinto Mundial Abu Dhabi em 2015, terá pela frente Kyeongtae Kim, 25 anos, bronze nos Grand Prix de Dusseldorf e Ulaanbaatar 2013 em 2013. O combate no meio-leve masculino colocará frente-a-frente os campeões pan-americano e asiático Sub 21 de 2014, Gabriel Pinheiro e Young-Jin Ham.

“O estilo dos sul-coreanos dessa categoria é bem parecido, com uma troca de pegada muito constante e golpes fortes. Não tracei nenhuma estratégia específica mas estou muito tranquilo e confiante em trazer esse ponto para o Brasil”, disse Pinheiro.

A delegação brasileira será composta ainda pelo gerente de alto rendimento, Amadeu Moura; pela técnica, Yuko Fujii, e pelo fisioterapeuta, Gabriel Bogalho. O chefe da delegação sul-coreana é Min-Su Kim e os técnicos serão Munkyung Jang e Eun-Hee Kim.

Confira os perfis dos atletas da Coreia do Sul:

Young-Jin Ham
Categoria:66kg
Data de nascimento: 25/04/1994
Técnica favorita: Seoi-otoshi
Principal título: Campeão Asiático Sub 21 Hong Kong 2014

Kyeongtae Kim
Categoria:+100kg
Data de nascimento: 12/08/1989
Técnica favorita: Seoi-nague
Principal título: bronze nos Grand Prix de Dusseldorf 2013 e Ulaanbaatar 2013

Yujeong Kang
Categoria:48kg
Data de nascimento: 02/08/1996
Técnica favorita: Seoi-nague
Principal título: bronze no Campeonato Asiático 2015 e prata no Grand Prix de Ulaanbaatar 2015

Eun-Sol Choi
Categoria: 63kg
Data de nascimento: 02/03/1994
Técnica favorita: Seoi-nague
Principal título: Quinto no Aberto Asiático de Taipei 2015

Eun-Ju Lee
Categoria:+78kg
Data de nascimento: 10/01/1989
Técnica favorita: Uchi-mata-sukashi
Principal título: prata no Grand Prix Jeju 2014 e Quinto no Grand Prix de Ulaanbaatar 2015

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias