Judô

Pesadas Ellen Furtado e Beatriz Souza ficam com o bronze na Copa Europeia Júnior em São Petersburgo

1637.V

CBJ
Leonardo Gonçalves também disputou o bronze e terminou em quinto. Delegação segue treinando na Rússia até a próxima quarta-feira.

Leonardo Gonçalves também disputou o bronze e terminou em quinto. Delegação segue treinando na Rússia até a próxima quarta-feira.

O Brasil encerrou a participação na Copa Europeia Júnior de São Petersburgo com mais duas medalhas. Ellen Furtado (+78kg/ FPJudo/ SESI) e Beatriz Souza (+78kg/ FPJudo/ Esporte Clube Pinheiros) venceram Maxime Brausewetter (GER) e Julia Tolofua (FRA), respectivamente, e conquistaram o bronze. Leonardo Gonçalves (100kg/FGJ/Sogipa) também esteva na disputa do bronze mas ficou na quinta colocação. Yanka Pascoalino (63kg/ FPJudo/ Esporte Clube Pinheiros) e Bruna Silva (70kg/FGJ/Grêmio Náutico União) terminaram em sétimo. No sábado, 16, Daniel Cargnin havia ficado com a prata.

Ellen era a cabeça de chave número um da competição mas não conseguiu superar a francesa Julia Tolofua logo em sua primeira luta, já pelas quartas-de-final e foi para a repescagem. Na primeira luta, ippon sobre Ekaterina Kosheleva (RUS). Na sequencia, vitória na diferença de punições sobre a também brasileira Victoria Oliveira e, para definir o lugar no pódio, ippon sobre a alemã Brausewetter.

"O verdadeiro vencedor não é aquele que sempre vence mas, sim, aquele que nunca para de lutar", filosofou Ellen em uma de suas redes sociais.

Campanha parecida com a de Beatriz Souza que começou sua campanha na Rússia vencendo a britânica Michelle Boyle por ippon mas foi superada pela japonesa Maiko Inoue, que acabaria com o título da competição, nas quartas-de-final. Na repescagem, vitórias sobre a russa Sofia Pirogova e sobre a húngara Emese Karpati por ippon e sobre a francesa Julia Tolofua na decisão de medalha por waza-ari.

"Agradeço a Deus por tudo! Agradeço à minha família, aos meus amigos, parceiros de treinos, técnicos, fisios e a todos os envolvidos por todo apoio, força e parceria", escreveu Beatriz Souza.

A delegação brasileira é formada por 35 atletas, 21 no masculino e 14 no feminino. Além de atletas da classe Sub 21, foram convocados judocas da classe juvenil (Sub 18) visando à uma melhor transição e os campeonatos mundiais do ano que vem. A comissão técnica é formada por Marcelo Theotônio, chefe da delegação, pelos técnicos Douglas Vieira e Andrea Berti, pelos fisioterapeutas Rodolfo Monteiro e Luana Carvalho, além do assistente Matheus Theotônio.

Esse Estágio Internacional começou no dia três de abril com a apresentação e concentração em Pindamonhangaba. No dia 06, os atletas e comissão técnica embarcaram para a Itália, onde no final de semana seguinte disputaram a Copa Europeia Júnior de Lignano, nos dias 09 e 10, e conquistaram dez medalhas. Na sequencia, ficaram mais três dias em solo italiano participando do Treinamento de Campo, organizado pela União Europeia de Judô, e, no dia 13, chegaram à Rússia, debaixo de neve. Por ser um evento oficial do calendário da FIJ para a classe de idade, serão mais três dias de treinamento. A chegada ao Brasil está prevista para o dia 19.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias