Jogos Olímpicos

Nos 200m medley, Thiago Pereira foca no nado livre já pensando no Rio 2016

81.V

Gabriel Heusi/Brasil2016
Thiago Pereira durante o evento-teste da natação, no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos

Thiago Pereira durante o evento-teste da natação, no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos

Troféu Maria Lenk

Duelo com Henrique Rodrigues – campeão do Pan de Toronto nesta prova – é a atração das finais da competição

Thiago Pereira nadou a eliminatória dos 200m medley do Troféu Maria Lenk, na manhã desta terça-feira (19), no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, no Rio de Janeiro, com foco nos 50m finais. Melhorar o nado livre é o grande objetivo do nadador do Minas na prova que lhe deu o quarto lugar em Londres 2012, o bronze no Mundial de Barcelona 2013, a prata no Mundial de Kazan 2015 e dois ouros e uma prata em Pan-Americanos. O tempo de Pereira foi 2m03s46 na eliminatória.

“Era mais a parcial do crawl o meu objetivo, já tenho de começar a colocar essa parcial bem mais forte. O intuito hoje de manhã era tentar nadar fácil os outros estilos e puxar o crawl, é uma coisa que eu tenho que melhorar até os Jogos. Normalmente eu fecho sempre mais tranquilo na eliminatória, acho que vou começar a inverter isso daqui para frente, esses últimos 50m têm de estar automáticos para mim”, explicou.

Thiago fechou a última parcial abaixo dos 28s, tempo que agradou o atleta. “Gostei bastante, é uma das coisas que eu venho planejando e adicionando dentro do meu treinamento. Não faço muitos planos para tempo hoje à tarde. Quero nadar uma boa prova, é sempre positivo, mas meu intuito são esses últimos 50m que vão fazer a diferença nos Jogos”, acrescentou.

O índice olímpico da prova é 2m00s28, mas Thiago já superou a marca na primeira seletiva olímpica, em Palhoça (SC), em dezembro do ano passado, quando fez 1m58s32. O outro nadador com índice é Henrique Rodrigues: o 1m56s26 de Palhoça ainda é o melhor tempo entre os brasileiros. Nesta manhã, ele nadou para 2m02s13. “Foi tranquilo agora, só pra encaixar posição boa de nado, deu para encaixar legal, agora à tarde é fazer força para melhorar esse índice”, disse.

Duelo

Henrique foi o campeão da prova no Pan de Toronto em 2015, com 1m57s06. A prata naquela decisão ficou com Thiago Pereira (1m57s42). A diferença ali ficou justamente no nado livre, a favor de Henrique. Menos de um mês depois, no Mundial de Kazan, Thiago disputou com o norte-americano cinco vezes campeão olímpico Ryan Lochte até o fim, fez a última virada na frente e foi ultrapassado nos últimos 50m, ficando com a prata, com o tempo de 1m56s65. Na final do Mundial, Henrique terminou em sétimo (1m58s52).

“Dá para nadar bem, aproximar bastante do tempo do Pan, que é o que eu quero. Treinei bastante o final de prova, que é isso que pegou no Mundial para mim, agora eu vou para cima no final de prova, que é o meu forte”, explicou Henrique.

O duelo entre Henrique e Thiago promete ser a grande atração desta tarde. “A gente vai nadar junto à tarde, vai ser uma prova equilibrada, forte, eu estou bem e ele também, a perspectiva é muito boa”, disse o nadador do Pinheiros.

Etiene nos 100m livre

Etiene Medeiros é a única brasileira com índice nos 100m livre até o momento. O tempo de 54s26, inferior aos54s 43 exigidos, foi feito em Palhoça. Nesta manhã, a pernambucana fechou a prova em 54s67.

“A gente sempre tenta, mas a gente não é uma máquina, então estou feliz com 54s67, estar fazendo 54s de novo é muito bom, mas à tarde a gente vai para mais forte, se Deus quiser”, disse, acrescentando que “deu 100%” dela na eliminatória. Etiene já se garantiu no Rio 2016 nos 100m costas, e nada os 50m livre na quarta-feira, já com índice.

Revezamento 4x100m livre

Outra definição em jogo é a formação do revezamento 4x100m livre. Considerando Palhoça e os resultados da manhã desta terça, estariam classificadas Etiene Medeiros (54s26), Larissa Oliveira (54s53) e Daynara de Paula (55s02) com tempos feitos na eliminatória, e Manuella Lyrio, com os 55s20 de Palhoça. Após a final, estará desenhada a equipe que já tem vaga garantida nos Jogos.

“Eu venho para nadar o máximo de provas possível na Olimpíada. Estou tranquila, acho que isso é o mais importante. É descansar para vir melhor mesmo na final”, disse Larissa Oliveira, que passou perto de conseguir o índice para o individual dos 100m livre e tem mais uma chance nesta terça. A atleta já tem vaga nos 200m livre e no revezamento 4x200m livre.

Outras provas do dia

Nos 200m costas, Leonardo de Deus, que já tem índice (1m57s43 de Palhoça), segurou na eliminatória, fez 2m02s95 e vai tentar melhorar a marca olímpica na final. “Nadei bem tranquilo, dá para nadar bem mais forte de tarde. Foi a mesma estratégia dos 200m borboleta”, disse Léo, em alusão à prova em que já está classificado para o Rio 2016.

Nos 200m peito feminino, nenhuma brasileira atingiu índice. O Troféu Maria Lenk é o evento-teste da natação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e última seletiva olímpica. Os principais aspectos testados são a área de competição, a ação dos voluntários do esporte e a tecnologia de resultados.

Formato e finais

As eliminatórias, disputadas pela manhã, classificam oito atletas com os melhores tempos para nadar a Final A, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Os nadadores brasileiros que terminam as eliminatórias da manhã entre a nona e a 16ª posições participarão da Final B.

O pódio da prova internacional (Final A) é definido logo após a disputa. Já o pódio do evento nacional é determinado depois da realização das duas Finais (A e B). Isso porque o atleta que nadar a final B tem a mesma oportunidade daquele que nadar a final A na busca do índice olímpico, na pontuação para seus clubes e também concorre ao pódio nacional. Dessa forma, as colocações e as pontuações do Campeonato Nacional só são divulgadas após a realização das duas provas decisivas.

Programação do Troféu Maria Lenk 2016
– Eliminatórias a partir de 9h30
– Finais a partir de 17h30 até o dia 19, e a partir de 17h no dia 20

Terça-feira (19.4)
» 100m livre feminino
» 200m costas masculino
» 200m peito feminino
» 200m medley masculino

Quarta-feira (20.4)
» 50m livre masculino
» 50m livre feminino
» 100m borboleta masculino
» 200m costas feminino
» 1500m livre masculino
» 800m livre feminino

www.brasil.gov.br
Portal Brasil, com informações do Brasil 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias