Judô

Brasil conquista nove medalhas no Campeonato Pan-Americano de Kata

1307.V

CBJ
País foi representado por nove duplas em cinco katas. Competição segue nesta sexta e sábado com a competição individual.

País foi representado por nove duplas em cinco katas. Competição segue nesta sexta e sábado com a competição individual.

O Brasil começou com o Campeonato Pan-Americano de Judô, realizado no ginásio da Cidade Esportiva, em Havana. Nesta quinta-feira, o Brasil foi representado por nove duplas em cinco diferentes katas e conquistou nove medalhas, sendo sete de ouro e duas de prata.

As primeiras a faturar o título foram Aline Sukino e Juliana Maestá, única dupla inscrita para a disputa do Ju-no-kata feminino. Mais tarde, elas acabaram conquistando também o título do Nage-no-kata.

“Estamos participando pela primeira vez e estamos muito felizes de termos saído com duas medalhas. No Ju-no-kata foi mais difícil porque não estávamos tão concentradas porque só tinha a gente na disputa. É bem mais gostoso quando tem mais gente participando. Espero que essas medalhas ajudem a incentivar mais meninas a praticarem o Kata”, disse Aline Sukino.

A competição começou pelas disputas do Goshin-jutsu e a primeira dupla brasileira a se apresentar foi Marcus Michelini e Diogo Colela, que acabaram ficando com o título do kata com mais duplas inscritas.

“Tínhamos seis países diferentes na disputa mas fizemos uma grande preparação no Brasil com nosso técnico, sensei Luiz Alberto, com apoio do sensei Rioiti Uchida, para chegarmos aqui e representar bem o Brasil”, disse o tori Marcus Michelini, que ao lado do uke Diogo Colela conquistou ainda o título do Kime-no-kata. “É um Kata que eu e o Diogo fazemos há bastante tempo, fui certificado no Instituto Kodokan no Japão. Esse foi nosso primeiro kata e depois começarmos a praticar o Goshin-jutsu. Ficamos muito felizes de poder levar essas medalhas para o Brasil”.

Além desses quatro títulos, o Brasil faturou mais dois ouros com a dupla Wagner Uchida e Paulo Ferreira no Ju-no-kata e no Nage-no-kata. Em 2013, a dupla havia ficado com a prata nessa mesma competição e o resultado mostrou que a dupla segue aprimorando os fundamentos.

“Essa evolução aconteceu pelas oportunidades que a CBJ vem dando pra nós de participar dos Campeonatos Pan-Americanos e Mundiais. Ano passado fomos o quinto melhor do mundo em Nage-no-kata. Agradeço ao sensei Rioiti Uchida por estar sempre nos incentivando a continuar evoluindo”, disse Wagner Uchida, citando o coordenador de Kata da CBJ. “Houve a oportunidade de disputarmos mais um kata e analisando a equipe, acabamos ficando com o Ju-no-kata e pudemos fazer bem e trazer mais essa medalha para o kata e para o Brasil”, completou.

A dupla Henrique Costa e Gabriela Costa ficaram com o ouro no Katame-no-kata misto e a prata no Nage-no-kata misto e a dupla Rafael Rossi e Laryssa Silva ficaram com a prata no Ju-no-Kata, encerrando o quadro de medalhas para o Brasil.

Confira abaixo os resultados finais:

Nage-no-kata Feminino
1- Aline Sukino / Juliana Maestá (BRA)
2-Alexia Martinez / Jasmin Cocom (MEX)

Nage-no-kata Masculino
1- Wagner Uchida / Paulo Ferreira (BRA)
2- Maria Villarreal / Hector Leon (MEX)
3 – Aryan Arocha / Daniel Morales (CUB)

Nage-no-kata Misto
1-Lisa Capriotti / Robert Gouthro (USA)
2- Henrique Costa / Gabriela Costa (BRA)
3 – Wilber Rodriguez / Yubisnabis Santiesteban (CUB)

Katame-no-kata Masculino (sem brasileiros)
1 – CAN
2 – USA
3 - MEX

Katame-no-kata Misto
1- Henrique Costa / Gabriela Costa (BRA)
2- Jackson Diane / Karl Tamai (USA)
3 - Wilber Rodriguez / Yubisnabis Santiesteban (CUB)

Ju-no-kata Feminino
1- Aline Sukino e Juliana Maestá (BRA)

Ju-no-kata masculino
1- Wagner Uchida / Paulo Ferreira (BRA)
2- Gord Okamura / Kelly Palmer (CAN)
3 – Ramiro Rodriguez / Daniel Pepiña (ARG)

Ju-no-kata Misto
1- Karl Tamai / Diane Jackson (USA)
2- Rafael Rossi / Laryssa Silva (BRA)
3 – Juanes Chang / Panaisa Peña (CUB)

Kime-no-kata Masculino
1- Marcus Michelini / Diogo Colela (BRA)
2- Douglas R. Newcomer / Douglas H. Newcomer (USA)
3 – Martin Vallieres / Patrick Roffi (CAN)

Kime-no-kata Misto
1 - USA

Goshin-jutsu masculino
1- Marcus Michelini / Diogo Colela (BRA)
2- Ramiro Rodriguez / Daniel Pepiña (ARG)
3 – Andrzej Dajnowski / Douglas Tono (USA)

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias