Jogos Olímpicos

Duplicação do Elevado de Joá é concluída no Rio

1253.V

Beth Santos/Prefeitura do Rio
Novo elevado facilita o trajeto dos motoristas entre a Zona Sul e a Barra

Novo elevado facilita o trajeto dos motoristas entre a Zona Sul e a Barra

Rio 2016

Obras de mobilidade para a Olimpíada foram entregues no fim de semana e vão aumentar em 30% a capacidade da via

Um principais projetos do Plano de Políticas Públicas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a duplicação do Elevado do Joá foi entregue à população no fim de semana. O Novo Joá tem 5 km de extensão e garantirá o aumento da capacidade viária entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca em 30%, podendo ser utilizado também em reversível nos horários de pico do tráfego.

Com investimentos de R$ 457,9 milhões, a estrutura conta com duas faixas e dois túneis paralelos ao já existente, no sentido São Conrado-Barra. As pistas em operação, no viaduto inferior, permanecem no sentido Barra-São Conrado. O viaduto superior, que tem circulação em direção à Barra da Tijuca, passa a operar em mão dupla somente para automóveis.

A nova estrutura é cinco metros mais alta que a atual, permitindo que os motoristas continuem tendo a oportunidade de apreciar a vista para o mar. Os dois novos túneis têm 650 metros de extensão no total. O escopo incluiu ainda a implantação da nova Ponte da Joatinga, com 520 metros, e remodelou as faixas de acesso aos viadutos na altura de São Conrado, reorganizando o trânsito local.

“No horário da manhã, quando temos a reversível que privilegia quem vai da Barra ao Centro, temos um impacto muito grande no sentido inverso. Esperamos que isso seja solucionado de imediato com a abertura da nova via”, disse o secretário de Transportes, Rafael Picciani.

Uma ciclovia de 3,1 km foi construída sobre o elevado existente e será inaugurada após a rechecagem e inspeção dos técnicos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), cuja perícia independente foi contratada pela Prefeitura do Rio em abril deste ano após o acidente no trecho da ciclovia construída na Avenida Niemeyer.

A nova pista do Joá e o tabuleiro inferior têm velocidade máxima de 80 km/h. Já o tabuleiro superior terá velocidade de 50 km/h. As vias contam com fiscalização eletrônica. Com a nova configuração do Joá, espera-se uma redução de até 60% no tempo de viagem no sentido Barra no período da manhã. Já no período da tarde, a redução poderá chegar a 20%, em média, no trecho do Joá. No sentido contrário, o tempo de viagem será reduzido em 10%.

Pelas pistas em operação do Joá, trafegam 85 mil veículos por dia. Por conta da redução de 85% do volume de tráfego durante a madrugada, a pista em mão dupla do tablado superior será fechada toda noite, das 23h30 às 4h30, exceto quando houver manutenção em outras pistas.

Jogos Olímpicos

Para os Jogos Olímpicos, no período de 31 de julho a 22 de agosto, haverá duas Faixas Olímpicas dedicadas (exclusivas) no Joá: uma faixa na nova pista sentido Barra e uma faixa no sentido São Conrado, no tablado inferior. As faixas olímpicas serão implementadas durante o evento para garantir o tempo de deslocamento da família olímpica aos locais de competição.

www.brasil.gov.br
Portal Brasil, com informações do Brasil 2016

Mais...

Buscas

Todas as notícias