Natação

O experiente novato da Natação Brasileira

807.V

COB
Com bagagem em grandes eventos esportivos, Matheus Santana estreia em Jogos Olímpicos

Com bagagem em grandes eventos esportivos, Matheus Santana estreia em Jogos Olímpicos

No domingo, dia 7 de agosto, serão disputadas as eliminatórias e finais do revezamento 4x100m livre nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O quarteto brasileiro será formado por João de Lucca, Marcelo Chierighini, Matheus Santana e Nicolas Oliveira, com Gabriel Santos na reserva. Mais jovem integrante da equipe, Matheus Santana tem apenas 20 anos, mas a experiência em grandes eventos esportivos é um trunfo para o controle da ansiedade, diante da proximidade de sua primeira participação em Jogos Olímpicos. Revelação da natação brasileira, com recordes mundiais alcançados nas categorias inferiores, Matheus conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 e foi medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015.

“Comecei a nadar pela seleção brasileira aos 14 anos, sou bem tranquilo em relação a essas competições. Sei que Jogos Olímpicos são bem diferentes do que eu já vivi, é tudo muito grandioso, mas lido bem com isso”, explicou o atleta, contando que nem mesmo a convivência diária com grandes estrelas da natação, na Vila Olímpica, tem desviado a sua atenção.

“Outro dia vi o Phelps (Michael Phelps, ganhador de 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro) e nem liguei. Não dá para ficar de tiete agora, o foco é total na nossa prova. Depois, quem sabe...”, brincou o nadador, que vai contar com muitos familiares e amigos na torcida. “Vai muita gente da minha família, e eu gosto disso, gosto de tê-los ali por perto, torcendo”

Matheus está confiante num bom desempenho do Time Brasil numa das provas mais tradicionais da natação. E sua confiança não está ligada somente a seu autocontrole, mas ao entrosamento da equipe. Em 2015, o revezamento 4x100m livre brasileiro foi quarto lugar no Mundial de Kazan e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto.

“Nós estamos treinando muito forte, nosso entrosamento é total. E estamos bem, brincando, sem pressão. Vamos com tudo”, comentou.

www.cob.org.br
COB

Mais...

Buscas

Todas as notícias