Natação

Natação: Matheus Santana quebra recorde mundial júnior dos 100m livre

1086.V

Satiro Sodré/SSPress
Matheus Santana comemora o recorde mundial júnior nos 100m livre

Matheus Santana comemora o recorde mundial júnior nos 100m livre

Nadador de 18 anos estipulou a nova melhor marca ao nadar a prova em 48s35, a sexta melhor da temporada 2014 entre os profissionais

Com apenas 18 anos, o nadador brasileiro Matheus Santana aparece entre os mais rápidos do mundo nos 100m livre. Na última sexta-feira (09.05), ele quebrou o recorde mundial júnior da prova pela terceira vez em apenas 15 dias. O tempo de 48s35 conquistado durante o Brasileiro júnior e sênior não é apenas a melhor entre os jovens nadadores como também é a 6ª melhor da temporada 2014 em todo o mundo. No Troféu Maria Lenk, Matheus havia registrado os tempos de 48s85 e 48s61.

“No Maria Lenk tinha errado ainda alguns detalhes e agora acho que acertei. A saída, a virada... Fiz uma prova melhor e consegui acertar. Estou feliz pra caramba! Nos Jogos Olímpicos da Juventude é baixar ainda mais e nadar para 47s”, projetou Matheus, citando os Jogos de Nanquin, que serão disputados em agosto, na China.

Os recordes mundiais juniores são uma novidade na Federação Internacional de Natação (FINA). A lista foi inaugurada em abril deste ano e, após reunião do Comitê Técnico de Natação da entidade, foram adotados os melhores tempos do Mundial Júnior de Dubai, disputado em 2013. Nos 100m, a melhor marca era do norte-americano Dressel Caeleb, com 48s97.

Mesmo tendo superado o tempo, Matheus Santana ainda terá que aguardar a homologação da FINA. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tem que enviar toda a documentação para a FINA a fim de comprovar a metragem da piscina, o equipamento de aferição, a marca do maiô, além de aguardar a análise do exame antidoping.

Entre os profissionais, o mais rápido de 2014 nos 100m livre é o australiano James Magnussen, com o tempo de 47s65. O brasileiro Cesar Cielo é o terceiro mais rápido do ano, com a marca de 48s13. Já Matheus Santana aparece em 6º da lista, superando o chinês Zetao Ning, que tinha 48s41.

www.brasil2016.gov.br
CBDA

Mais...

Buscas

Todas as notícias