Jogos Escolares

Bicampeã dos Jogos Escolares, Sarah Menezes é embaixadora do judô na competição

1097.V

CBJ
Campeã olímpica em Londres 2012 está em João Pessoa para acompanhar a modalidade que começou as disputas nesta quarta-feira

Campeã olímpica em Londres 2012 está em João Pessoa para acompanhar a modalidade que começou as disputas nesta quarta-feira

Campeã olímpica no judô em Londres 2012, Sarah Menezes deu um importante passo de sua trajetória esportiva de sucesso nos Jogos Escolares, em 2005. Logo depois, disputou a Seletiva e ingressou na seleção brasileira sênior. Agora, após a participação no Rio 2016, Sarah é uma entre os dez atletas consagrados convidados pelo COB para serem Embaixadores dos Jogos. A função do Embaixador é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

“Os jovens aqui vivenciam uma verdadeira Olimpíada. É muito legal a gente contar a nossa experiência e servir de exemplo. Gosto de ver os atletas competindo, não só no judô, mas em todos os esportes”, disse Sarah, bicampeã dos Jogos Escolares, que terá seis atletas do seu projeto social no Piauí competindo em João Pessoa.

Além de Sarah Menezes, os atletas escalados como embaixadores para João Pessoa são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), que acendeu a Pira Olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Daniel Paiola (badminton), Helen Luz (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Fabiana Diniz, a Dara (handebol), Lais Nunes (luta), Matheus Santana (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).

João Pessoa (PB) recebe, a partir desta terça-feira, dia 20, mais de 3.850 atletas de 12 a 14 anos para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Até o dia 29, atletas de todo o país, mais uma pequena delegação da Argentina, disputam 13 modalidades (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei) e a chance de entrar para a elite do esporte. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento tem como objetivo principal contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de identificar atletas para o alto rendimento do país.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será “Esporte e Cinema”.

“Os jovens iniciam nos Jogos Escolares da Juventude o processo de inserção no cenário esportivo nacional, mas o mais importante é dar oportunidade para um número cada vez maior de alunos se inserirem socialmente através do esporte”, disse Edgar, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, em João Pessoa.

Anualmente o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. Ao todo, mais de 5.400 pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias