Judô

Além dos treinos no tatame, atletas passam por avaliações e têm palestras no TC Sub-18

1068.V

CJB
Os 32 judocas que participam da atividade em Pindamonhangaba realizaram testes com fisioterapeutas e comissão técnica

Os 32 judocas que participam da atividade em Pindamonhangaba realizaram testes com fisioterapeutas e comissão técnica

A programação dos jovens talentos que participam do Treinamento de Campo Sub-18 em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, tem sido intensa. Além dos treinos em dois períodos que estão focados em temas como ne-waza (luta no solo), transição, técnicas de tati-waza e kumikata, os atletas passaram também por testes físicos (Barra Fixa e Dinâmica, Salto em distância, Special Judo Fitness) e avaliações aplicadas pelos fisioterapeutas. E em todos os dias os judocas tiveram palestras com integrantes da comissão técnica.

Na manhã da última terça-feira, os fisioterapeutas Thiago Ferreira e Aline Winter realizaram dois testes no “Vienna Test System” (veja o vídeo ao final da matéria) e o “valgo dinâmico de joelho”. O primeiro é um sistema de avaliação utilizado em parceria com o Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG (LAPES). O Teste de Reação tem o objetivo de medir o tempo de resposta e de movimento do atleta. Já o “Teste de reações complexas e múltiplas” é utilizado para avaliação objetiva da tolerância ao conflito de tomada de decisão, bem como a velocidade de reação que lhe está associado.

O “valgo dinâmico de joelho” avalia o deslocamento medial do joelho e o colapso medial desta articulação, o que permite atuar de forma preventiva na identificação de padrões de movimentos que podem predispor a lesões durante a prática do judô.

Logo na chegada, o gestor Marcelo Theotônio falou sobre o planejamento das Equipes de Base, dando início ao ciclo de palestras, realizadas, em sua maioria, no período da tarde após o descanso dos atletas. Na terça, foi a vez dos treinadores Danusa Shira, Yuko Fujii e Douglas Potrich falarem sobre a importância do conteúdo técnico. Nesta quarta-feira, 28, os fisioterapeutas Thiago Ferreira e Aline Winter deram orientações gerais sobre fisioterapia. E, encerrando, os judocas serão orientados quanto à dopagem.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias