Judô

Atletas olímpicos participam de Festival em Cubatão (SP)

1154.V

CJB
Pequenos judocas fizeram sua estreia em competições e ganharam medalhas. Ação faz parte do Projeto Judô – Educando Para a Vida

Pequenos judocas fizeram sua estreia em competições e ganharam medalhas. Ação faz parte do Projeto Judô – Educando Para a Vida

No último dia 1º de outubro, 180 judocas do “Judô – Educando Para a Vida” de Cubatão, na baixada santista, participaram do I Festival realizado pelo projeto, desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio em parceria com a prefeitura da cidade. E para dar um ânimo a mais para as crianças e adolescentes que participam do projeto, dois atletas olímpicos acompanharam o torneio amistoso. Carlos Honorato, vice-campeão olímpico nos Jogos de Sydney em 2000, e Bruno Mendonça, representante do Brasil na categoria leve nos Jogos de Londres em 2012, e lembraram do início de suas carreiras.

“Minha primeira competição foi um festival, na Associação de Judô Vila Sônia, em 1983. Lá ganhei a minha primeira medalha. Esses meninos e meninas estão treinando há meses e um festival como esse é importante para fortalecer o espírito, a vontade deles de continuar treinando. As crianças começam a pegar o gosto de ganhar medalhas em festivais e, depois, quando forem para os campeonatos, vão aprender que para continuar ganhando medalhas têm que se dedicar muito, da mesma forma que para conseguir boas notas no colégio. Essa filosofia eles levarão para toda vida”, disse Honorato.

As crianças e jovens, de seis a 16 anos, foram divididas em chaves simples de quatro competidores, separados por idade. Como a competição tem caráter de festival, todos receberam medalhas. Alguns em sua primeira participação em um torneio.

“O importante nesses festivais é o envolvimento dos pais, a família reunida acompanhando seus filhos, acho que esse é um dos grandes objetivos do evento. Não só o desenvolvimento do judô, mas a integração da família”, observa Rogério Sampaio, medalha de ouro em Barcelona 1992.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias