Judô

Vinte e um estados vão ao pódio no primeiro dia de Brasileiro Sub 13

1025.V

CBJ
São Paulo lidera nos dois naipes, mas é seguido de perto pelo Rio Grande do Norte no masculino, e Distrito Federal no feminino

São Paulo lidera nos dois naipes, mas é seguido de perto pelo Rio Grande do Norte no masculino, e Distrito Federal no feminino

O primeiro dia de Campeonato Brasileiro Sub 13 levou ao pódio judocas de 21 dos 25 estados participantes da competição, que acontece neste final de semana, no CT da CBJ em Lauro de Freitas, na Bahia. São Paulo lidera o quadro geral de medalhas, tanto no masculino, quanto no feminino, onde já garantiu o título com quatro ouros, uma vez que o segundo colocado, Distrito Federal só tem uma campeã. Foram disputadas seis categorias neste sábado, 22, e as outras duas - Meio Pesado e Pesado - serão definidas no domingo.

Quadro geral de medalhas por Estado
Resultados finais por categoria

No masculino, o Rio Grande do Norte surpreendeu e fez dois campeões no primeiro dia: Willyan Sales, no Super Ligeiro (28kg), e Max Breno de Medeiros, no Meio Médio (42kg). Esses resultados garantiram o segundo lugar geral no masculino aos potiguares até o momento.

"É uma sensação ótima ser campeão. Ano passado fiquei em quinto lugar, treinei mais, me dediquei mais e consegui ganhar o ouro dessa vez", comemorou Max depois de sair do pódio com sua medalha no peito.

No feminino, as paulistas dominaram e venceram quatro, das seis categorias em disputas. Um dos destaques foi a peso-leve (38kg) Kayllani Cardoso (foto), que disse se inspirar na campeã olímpica Sarah Menezes nos tatames.

"Porque é meu sonho ser campeã olímpica também, igual a ela", explica ao lado da mãe, Mônica Geórgia, que colocou a filha no judô por indicação médica.

"Ela fez uma cirurgia de amígdala e o médico indicou uma atividade física. A princípio, ela foi para o balé, mas não levava jeito, ficava ensaiando golpes de judô durante a aula. Aí, não teve jeito. Começou no judô com apenas três anos e seis meses de idade", conta Mônica, que acompanha a filha onde quer que seja. "Faço dieta e até corro junto com ela para incentivá-la."

O Brasileiro Sub 13 continua neste domingo com o início das disputas marcado para as 9h (horário local). Os campeões da cada peso terão o direito de representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub 13 de Santo Domingo, na República Dominicana, em novembro.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias