Judô

Meeting da Base deverá ter 253 atletas de 23 Federações Estaduais

973.V

CBJ
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná lideram a lista. Norte e Nordeste também mostram força

São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná lideram a lista. Norte e Nordeste também mostram força

O Meeting da Base começa nesta quarta-feira, 18 de janeiro, com o credenciamento. Até o fechamento oficial que será às 17h, a lista de pré-inscritos conta com 253 atletas de 23 Federações Estaduais e mostra uma configuração diferente do judô brasileiro que deve ter reflexos na formação da equipe principal no médio prazo. Apesar de as três Federações com o maior número de inscritos serem São Paulo com 103, Rio de Janeiro com 25 e Rio Grande do Sul com 23, na sequência vem Federações que estão se destacando nos últimos anos, especialmente nas categorias de base: Mato Grosso do Sul com 15 e Distrito Federal e Paraná com 13 cada uma.

O Norte e o Nordeste também começam a apresentar o resultado dos investimentos feitos em parceria com a CBJ nos últimos anos. Pouco mais de 15% dos atletas que estarão na disputa foram formados nas duas regiões e ainda permanecem competindo pelos seus Estados de origem. Ao todo, são 28 judocas do Nordeste (sete da Bahia, três do Maranhão, dois da Paraíba, seis de Pernambuco, um do Piauí, cinco do Rio Grande do Norte e quatro de Sergipe) e 10 do Norte (quatro do Amazonas, dois do Pará, dois de Rondônia, um de Roraima e um do Tocantins).

- CONFIRA AQUI A LISTA DE PRÉ-INSCRITOS NOS MEETINGS

A competição foi pensada no formato do “World Masters” da Federação Internacional de Judô que reúne os melhores classificados do Ranking Mundial em cada categoria de peso. Como o Ranking Nacional das Categorias de Base se teve um evento com pontuação até o momento – a Seletiva das Equipes de Base realizada em novembro do ano passado -, se classificaram os oito melhores de cada categoria para o Meeting. Por conta de desistências entre os judocas automaticamente classificados, a comissão técnica das seleções das equipes de base indicou, atendendo aos critérios técnicos, outros atletas para preencher as vagas em aberto.

O Meeting da Base começa nesta quarta-feira, 18 de janeiro, com o credenciamento dos atletas do Cadete (Sub 18) e o sorteio das chaves às 18h. Os combates começam às nove da manhã desta quinta, 19, mesmo dia em que acontecem o credenciamento e o sorteio das chaves do Júnior (Sub 21). As lutas do Sub 21 começam às nove da manhã de sexta-feira, 20. Todos os eventos são realizados no Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

Depois da disputa da competição nacional, haverá um Treinamento de Campo. Os atletas do Sub 18 ficam até o próximo dia 23. Os do Sub 21 terão atividades até o próximo dia 28 em conjunto com a seleção principal durante os últimos cinco dias.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias