Judô

Remodelados, Brasileiros Regionais abrem o calendário nacional da CBJ

973.V

CBJ
Campeonatos farão parte dos rankings nacionais de base e sênior. Novas regras serão adotadas

Campeonatos farão parte dos rankings nacionais de base e sênior. Novas regras serão adotadas

Tradicionais responsáveis por abrir o Calendário Nacional de competições, os Brasileiros Regionais chegam a 2017 remodelados e com ainda mais importância. Agora, além de contar pontos para o Ranking Nacional das Equipes de Base, o torneio sênior das cinco competições distribuirá pontos para o recém-criado Ranking Nacional Sênior. Por isso, o torneio Sênior será aberto, sem limite de inscritos. E as Federações do Amazonas, Roraima e Acre que não disputavam os Regionais foram alocadas na Região 1 no caso das duas primeiras e 4 no caso do Acre.

“A competição ganha em importância e também em tamanho e nível. Com mais atletas disputando por termos o Sênior aberto e com outras Federações ingressando no torneio, certamente as disputas estarão tecnicamente mais elevadas. Vamos dar início a um nova temporada em grande estilo”, disse Robnelson Ferreira.

Cada Federação poderá inscrever até 20 atletas no Sub 13, 20 no Sub 15, 32 no Sub 18, 32 no Sub 21 e quantos desejar no Sênior. Quanto aos técnicos, será possível inscrever dois por classe nas classes Sub 13, Sub 15, Sub 18 e Sub 21 e quatro treinadores para a classe Sênior, totalizando 12 técnicos por Federação. Para isso, os técnicos devem estar cadastrados no Credenciamento Nacional de Técnicos 2017 na plataforma Zempo.

Os Brasileiros Regionais também serão as primeiras competições nacionais a adotarem as novas regras da Federação Internacional de Judô para o ciclo olímpico Tóquio 2020. Entre as principais mudanças, estão o fim do yuko e da eliminação direta (hansoku-make) por pegar na perna. Um relatório da CBJ detalha a aplicação das novas regras. O zempo já está adaptado às mudanças.

Nos dias 08 e 09 de abril, serão realizados o Campeonato Brasileiro da Região III (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) em Vitória e o da Região V (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) em Caxias do Sul, interior do Rio Grande do Sul. Nos dias 22 e 23 de abril, é a vez do Brasileiro da Região I (Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima) em Belém e da Região II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) em Aracaju. Por fim, o Brasileiro da Região IV (Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantis) em Brasília. Confira os outlines abaixo.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias