Judô

Federação Internacional oficializa pedido de inclusão de competição por equipes mistas nos Jogos de Tóquio

981.V

CBJ
Formato proposto tem times de seis atletas, sendo três mulheres e três homens

Formato proposto tem times de seis atletas, sendo três mulheres e três homens

A Federação Internacional de Judô apresentou na última sexta-feira, 10, pedido oficial ao Comitê Olímpico Internacional para inclusão de competição por equipes mistas de judô no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Se aceita, a disputa será realizada de forma inédita nas Olimpíadas, que já contam com o torneio individual de judô.

"O judô pode parecer um esporte individual, mas a verdade é que sempre foi um esporte coletivo. Só pode ser praticado com parceiros, ou seja, como parte de um time", diz o comunicado oficial publicado no site da FIJ.

A proposta da entidade que rege a modalidade internacionalmente é que as equipes sejam formadas por três homens e três mulheres dos pesos 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg. A Federação defende que não haverá impacto no número de atleta, uma vez que os integrantes das equipes serão aqueles que participaram das competições individuais.

O sistema de disputa seria o de quartas-de-final com repescagem e um mínimo de 12 equipes seria o esperado para que o torneio fosse realizado nesse formato.

O ranking das equipes seria definido pelos resultados e número de pontos no ranking mundial de cada um dos seis integrantes em suas respectivas categorias. A competição aconteceria no dia seguinte ao último dia de disputas individuais, ou seja, o calendário do judô teria oito dias dentro dos Jogos. Atualmente são sete.

Esse formato de disputa por equipes mistas ja foi testado com sucesso em duas edições dos Jogos Olímpicos da Juventude (Singapura e Nanquim).

A disputa por equipes, porém, já faz parte do programa dos Campeonatos Mundiais da FIJ desde 1994, para homens, e 1997, para mulheres. Desde 1998, os Mundiais individual e por equipes acontecem no mesmo evento.

O Brasil já conquistou oito medalhas em competições mundiais por equipes. São quatro pratas e dois bronzes para a equipe masculina, além de um bronze e uma prata para as mulheres. Veja abaixo:

Brasil Em Mundiais Por Equipes
8 MEDALHAS - 5 PRATAS / 3 BRONZES

1998 (Minsk/BLR)
Masculino (prata)

2007 (Pequim/CHN)
Masculino (prata)

2008 (Tóquio/JPN)
Masculino (bronze)

2010 (Antalaya/TUR)
Masculino (prata)

2011 (Paris/FRA)
Masculino (prata)

2012 (Salvador/BRA)
Masculino (bronze)
Feminino (bronze)

2013 (Rio de Janeiro/BRA)
Feminino (prata)

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias